O drama Mamma Roma é dirigido e escrito por Pier Paolo Pasonlini. E Anna Magnani vive a personagem título, uma mãe solteira que se esforça em encaminhar um futuro promissor para o filho de 18 anos.
Depois de passar anos trabalhando como prostituta, Mamma Roma resolve trazer para Roma o filho que está numa cidade pequena. Mas ele, o jovem Ettore, não estudou, por isso não sabe ler nem escrever. E também nunca trabalhou. Então, sua mãe acredita que, trazendo-o para perto de si, ela poderá transformá-lo em um rapaz mais responsável. Porém, a mudança só transfere o local, sem alterar suas atitudes. Assim, ele continua a passar o dia nas ruas em companhia de malandros de sua idade. Para piorar, reaparece na vida de Mamma Roma um antigo cafetão que lhe exige que continue a trabalhar como prostituta. Portanto, ela corre o risco de Ettore descobrir sobre esse seu segredo.
Análise
Mamma Roma é uma personagem trágica. Desde o prólogo, num casamento na cidade de origem, ela enfrenta os desafios da vida com um largo sorriso e gargalhadas, apesar de sofrer internamente. Da mesma forma que tenta esconder seus sentimentos, ela procura também ocultar do filho seu trabalho como prostituta. E por isso, tem uma banca numa feira de rua em Roma.
A narrativa do filme se divide entre Mamma Roma e Ettore. Ou seja, em parte das sequências, o filme deixa a mãe de lado e acompanha as perambulações do rapaz com os amigos e uma garota de 22 anos. E mostra Ettore conseguindo algum dinheiro ao furtar objetos de doentes internados no hospital do bairro, junto com os companheiros de rua. Assim, faz desse o seu modo de ganhar a vida.
Filmado em locações, na maior parte do tempo nos novos bairros em construção na periferia de Roma, Mamma Roma retrata a juventude crescendo nos terrenos vazios. Em outras palavras, ao lado de entulho e de ruínas históricas esquecidas de qualquer esforço de preservação. Dessa forma, o filme retrata cruelmente uma sociedade que tenta se reerguer depois da destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial. A República do pós-Guerra trabalhou na recuperação econômica, com a ajuda dos EUA através do Plano Marshall. Mas essa reconstrução não é acompanhada pela evolução ideológica, principalmente dos jovens. E o rapaz Ettore exemplifica essa juventude sem rumo.
Ficha técnica:
Mamma Roma (Mamma Roma, 1962) Itália. 106 min. Dir/Rot: Pier Paolo Pasolini. Elenco: Anna Magnani, Ettore Garofolo, Franco Citti, Silvana Corsini, Luisa Loiano, Paolo Volponi, Luciano Gonini, Vittorio La Paglia, Piero Morgia, Franco Ceccarelli, Marcello Sorrentino.