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Martin Eden

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O esmero visual do filme Martin Eden é desperdiçado por seu desfecho apressado.

A trama

Martin Eden envolve o espectador enquanto relata a trajetória de seu protagonista, cujo nome estampa o título. A estória se passa na Itália no início do século 20. Martin é um rapaz pobre que, ao conhecer e se apaixonar por Elena, uma garota culta de alta classe, sente uma necessidade compulsiva de conhecimento. Apesar das dificuldades, mergulha nos livros enquanto realiza trabalhos físicos pesados, motivado pela vontade de se tornar escritor.

E escreve muito, mas seus trabalhos demoram para ser aceitos pelas editoras de revistas e jornais. Quando desenvolve pensamentos políticos, se opondo tanto ao socialismo quanto ao capitalismo, desagrada Elena, que se afasta dele.

Até esse momento, esse filme do diretor Pietro Marcello flui num ritmo adequado que reflete todos os esforços de Martin em sua empreitada ambiciosa. Sempre acompanhando a perspectiva desse personagem, o longa-metragem alterna os tons de sua fotografia conforme o sentimento dele. A variação visual não se restringe ao presente, mas também a inserções de imagens antigas, que podem ser flashbacks (Martin dançando com a irmã) ou simbolismos (a caravela afundando no mar).

Análise

O cineasta Pietro Marcello já trabalhou como diretor de fotografia em alguns de seus filmes anteriores. Em Martin Eden, ele delega essa função a Alessandro Abate e Francesco Di Giacomo, que produzem imagens belíssimas, tanto nos enquadramentos como nas cores. E, num filme com tema centrado na arte literária, eles abrem espaço para aproximá-lo também da pintura, com seu visual rebuscado.

Entretanto, Martin Eden merecia proporções de um épico como Dr. Jivago (1965), de David Lean, com mais de três horas de duração. Nesse sentido, o filme de Pietro Marcello deixa uma lacuna incômoda quando dá um imenso salto no tempo. De fato, Martin está desesperado, por perder Elena e seu amigo e mentor Russ Brissenden, e no próximo corte ele já aparece grisalho e famoso como escritor.

Logo, essa parte final transcorre apressadamente, e o filme expõe como a fama tornou Martin mais desgostoso com a vida. Assim, apresenta um comportamento agressivo em uma coletiva de imprensa e rejeita uma reaproximação de Elena, pois acredita que ela só o procura porque agora está rico. Enfim, o início da Primeira Guerra Mundial parece ser a gota d’água em sua insatisfação.

Assim, Martin Eden é um belo retrato do processo de busca de conhecimento, mas falha no relato dos efeitos da fama.


Onde assistir:
Martin Eden (filme)
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