Milagres do Amor dá sequência à história do professor Mahir, iniciada no filme Mucize (2015), baseada em fatos. Desta vez, a trama foca no personagem Aziz, o homem com deficiência da aldeia turca onde ele construiu uma escola.
Azis se casa
O enredo de Milagres do Amor se inicia em 1963 com a narração de Mizgin (Biran Damla Yilmaz), a mulher que foi obrigada a se casar com Aziz (Mert Turak) por causa de uma promessa do pai dela. Apesar deste destino arrasar com os sonhos românticos da bela jovem, ela abraçou a situação e se dedicou ao marido com deficiência.
Como na vila onde moravam as pessoas eram rudes com Aziz, ela resolveu se mudar para a cidade natal do professor Mahir (Fikret Kuskan) onde os seus amigos acolheram o casal com carinho. Contudo, isso não impediu que as crianças tirassem sarro de Aziz, causando muito sofrimento a ele. Mas, contando com o apoio da esposa e dos novos amigos, Aziz se dedica a uma árdua série de exercícios físicos e, vagarosamente, vai melhorando.
Análise
Na verdade, a jornada edificante de Aziz não escapa dos clichês dos contos das pessoas que enfrentam suas dificuldades para se superarem. Mesmo assim, o roteiro e a direção de Mahsun Kirmizigül, o mesmo do filme de 2015, funcionam. Por isso, misturando drama e comédia, conseguem emocionar sem apelar para cenas forçadamente melodramáticas. Nesse sentido, as subtramas dos personagens de apoio são também interessante e ajudam o bom ritmo do filme. Todo esse relato da transformação de Aziz é, porém, previsível.
Na parte final, o foco de Milagres do Amor muda de Aziz para o professor Mahir. Então, o trágico fim de sua valorosa vida traz os momentos mais emocionantes do filme, quando as lágrimas insistem em aparecer. Afinal, é um personagem real que tocou positivamente muitas pessoas que encontrou na vida, e esse desfecho representa uma agradecida despedida ao mestre.
Acima de tudo, Milagres do Amor emociona com sua mensagem de esperança e de inspiração para que existam mais vidas como a do professor Mahir.
___________________________________________
Ficha técnica:
Milagres do Amor (Mucize 2: Ask, 2019) Turquia. 130 min. 12 anos. Direção: Mahsun Kirmizigül. Roteiro: Mahsun Kirmizigül. Elenco: Mert Turak, Fikret Kuskan, Biran Damla Yilmaz, Erdal Özyagcilar, Senay Gürler, Sinan Çaliskanoglu, Mahsun Kirmizigül, Melis Sezen, Levent Sülün, Deniz Oral.
Distribuição: A2 Filmes
Gosta desse tema? Então, conheça também A Vida Solitária de Antonio Ligabue.
Fique por dentro das novidades do Leitura Fílmica: siga o nosso perfil no Instagram!