Pesquisar
Close this search box.
Minha Rainha (Queen Kelly)
[seo_header]
[seo_footer]

Minha Rainha

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Minha Rainha, ou Queen Kelly, é um daqueles filmes prejudicados pelos produtores. Nesse caso, foi a atriz principal Gloria Swanson que assumiu esse papel na produção, junto com o financiador Joseph Kennedy. Como as filmagens estavam demorando muito, ela decidiu demitir o diretor Erich von Stroheim após três meses de trabalho. Afinal, ele tinha filmado apenas um terço das cinco horas de duração previstas para esse colosso cinematográfico.

Posteriormente, Minha Rainha foi completado com o que fora filmado, mais as cartelas e fotos da produção. Como resultado, vemos um filme com uma estória ousada, que aborda a degradação do ser humano. Mas, num ritmo muito lento, e com a parte final contada só pelas cartelas.

Estória ousada

Prestes a se casar com a Rainha Regina V, o libertino Príncipe Wolfram vai para uma festa regada a orgia e bebidas. Como punição, a rainha ordena que ele cumpra uma missão de ronda por uma estrada. Nesse trajeto, ele se depara com uma turma de mulheres que vivem em um convento, e se apaixona por uma delas, de nome Kelly. Mas, a Rainha Regina os pega em flagrante, e ela coloca o príncipe infiel na solitária. E, ela açoita violentamente a garota.

Então, Kelly sobrevive a uma tentativa de suicídio e parte para uma colônia alemã na África, onde uma de suas tias possui um prostíbulo. Se a vida da garota não estava fácil, agora piora ainda mais. Numa cena praticamente surrealista, ela se casa com um homem escroto que baba de desejo por ela, no mesmo quarto onde  a tia ainda está morta na cama.

Quanto aos gastos exagerados que levaram à demissão de Erich von Stroheim, eles estão evidentes no banquete de luxo com vários extras num salão suntuoso no início de Minha Rainha. Já em relação ao ritmo do filme, provavelmente o diretor teria enxugado alguns trechos que parecem lentos demais. Por exemplo, a cena em que o príncipe tenta conquistar Kelly.

Enfim, é difícil avaliar um filme que não foi terminado. Porém, como está, é um romance trágico corajoso em mostrar como as pessoas podem ser ruins umas com as outras. De fato, é uma pena que a sequência final seja contada somente através das cartelas. O cinema perdeu com a decisão de Gloria Swanson.     

___________________________________________

Ficha técnica:

Minha Rainha (Queen Kelly) 1932. EUA. 101 min. Direção: Erich von Stroheim, Richard Boleslawski. Roteiro: Erich von Stroheim, Marian Ainslee. Elenco: Gloria Swanson, Walter Byron, Seena Owen, Sylvia Ashton, Wilson Benge.

Minha Rainha (Queen Kelly)
Minha Rainha (Queen Kelly)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo