Pesquisar
Close this search box.
Monsieur & Madame Adelman (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Monsieur & Madame Adelman

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Os atores franceses Nicolas Bedos e Doria Tillier escreveram e estrelaram este drama romântico emocionante chamado Monsieur & Madame Adelman. Além disso, Bedos assumiu também a direção para contar a vida de um casal, desde que se conhecem em 1971 até os dias atuais.

O famoso escritor de best sellers, Victor Adelman (Nicolas Bedos), acaba de morrer. Logo após o seu velório, o jornalista Antoine Grillot (Antoine Gouy) entrevista a viúva Sarah Adelman (Doria Tillier), que começa a narrar a estória.

Ainda jovens, os dois se conheceram antes de Victor começar sua carreira como escritor profissional. Na primeira noite que passam juntos, Sarah lê um de seus rascunhos e, com perspicácia, rabisca-o com suas correções. Conforme o relacionamento deles se torna mais íntimo, mais ela o incentiva a escrever.

Porém, o que definitivamente desperta o talento de Victor para a escrita é o jantar em que ele conhece a família judia de Sarah. Inspirado pela conversa astuta durante o encontro, ele se assume como um escritor judeu. Por isso, adota o sobrenome de Sarah (o seu nome de nascimento é “Victor de Richemont”). Então, a câmera gira em 360 graus ao redor dele, numa montagem que o mostra datilografando seu novo livro.

Sucesso na vida profissional

No entanto, o crescente sucesso na carreira de Victor coincide com a deterioração cada vez maior do relacionamento entre ele e Sarah. O dinheiro a torna fútil e materialista, e Victor passa a maior parte do tempo viajando para promover seus lançamentos.

O arco dramático de Monsieur & Madame Adelman expressa essa transformação. Dessa forma, começa como uma alegre comédia, com ritmo vibrante, câmera em movimento, vários cortes rápidos. Depois, se torna um drama pesado, com andamento mais lento. Ao mesmo tempo, essa trama é enriquecida com muitos detalhes, que não deixam a estória parecer banal. Por exemplo, o primeiro filho do casal nasce com QI baixo, e será um peso para os pais, que nunca o aceitarão com amor. E, no momento do parto, Victor trai a esposa com uma mulher na sala de espera da maternidade.

Porém, essa preocupação em preencher a estória com fatos inusitados acaba por prejudicar o filme. Por exemplo, no momento de sua conclusão, ao incluir uma desnecessária revelação sobre a autoria dos livros. Essa virada, que aproxima Monsieur & Madame Adelman do tema de filmes recentes como A Esposa (2017), estrelado por Glenn Close e Jonathan Pryce, e Colette (2018), com Keira Knightley, frustra o que o espectador apreciou durante toda a estória. Na verdade, o filme já estava instigante o suficiente sem esse acréscimo.

Mesmo assim, vale a pena assistir a Monsieur & Madame Adelman. Afinal, é um drama absorvente que arranca sorrisos e lágrimas do espectador.

 

Ficha técnica:

Monsieur & Madame Adelman (Mr & Mme Adelman, 2017) França, 120 min. Dir: Nicolas Bedos. Rot: Nicolas Bedos, Doria Tillier. Com Doria Tillier, Nicolas Bedos, Denis Podalydès, Antoine Gouy, Christiane Millet, Pierre Arditi.

Imovision

Monsieur & Madame Adelman está disponível para streaming na plataforma Filme Filme.

Trailer:
Onde assistir:
Monsieur e Madame Adelman (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo