O câncer venceu o diretor Joel Schumacher, que morreu aos 80 anos.
Schumacher, nascido em Nova York e 29 de agosto de 1939, dirigiu vários filmes famosos em sua carreira iniciada em 1974 com o filme para a TV chamado Virginia Hill, estrelado por Dyann Cannon e Harvey Keitel.
Os primeiros filmes de Joel Schumacher que chamaram a atenção do público envolveram a turma dos “Brat Pack”, os jovens atores que ganharam fama rapidamente nos anos 1980. O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985) contou com vários deles no elenco: Demi Moore, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Emilio Estevez, Judd Nelson, Ally Sheedy e Mare Winningham. No seu filme seguinte, o terror vampiresco Os Garotos Perdidos (1987), estiveram Kiefer Sutherland, Jami Gertz, Corey Feldman, Corey Haim e Jason Patrick.
Dirigiu dois filmes seguidos com Julia Roberts em ascensão: o thriller Linha Mortal (1990) e o drama romântico Tudo Por Amor (1991). Fez sucesso com Michael Douglas no ainda muito lembrado Um Dia de Fúria, em 1993.
Depois dirigiu dois filmes que mancharam sua carreira: Batman Eternamente (1995), com Val Kilmer no papel do super-herói, e Batman & Robin (1997), que contou com George Clooney no papel principal e foi massacrado pela crítica. Entre eles, fez o emocionante Tempo de Violência (1996), com Matthew McConaughey, Samuel L. Jackson, Sandra Bullock, e outros atores de primeira.
Os bons filmes que se seguiram não foram suficientes para ele recuperar seu prestígio. 8mm: Oito Milímetros (1999), com Nicolas Cage e Joaquin Phoenix, Por Um Fio (2002), com Colin Farrell, O Custo da Coragem (2003), com Cate Blanchett, e a adaptação do musical de Andrew Lloyd Webber O Fantasma da Ópera (2004) são exemplos de filmes acima da média realizados por Schumacher.
Uma das frases suas que estão no IMDb mostram que Joel Schumacher estava satisfeito com sua carreira: “Eu me considero uma das pessoas mais sortudas que já existiram. Alcancei o meu sonho. E um sonho muito maior do que eu poderia ter esperado. Sou apenas um garoto que perdeu os pais muito jovem e teve que se virar sozinho. Eu cresci atrás de um cinema, antes da era da televisão, e eu quis contar essas estórias. E olha o que aconteceu.”