Poster do filme "Moscou Não Acredita em Lágrimas"
[seo_header]
[seo_footer]

Moscou Não Acredita Em Lágrimas

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, Moscou Não Acredita Em Lágrimas é um belo drama que expõe dois momentos na vida de três amigas do interior que buscam oportunidades em Moscou.

Quanto a sua estrutura, Moscou Não Acredita em Lágrimas se divide em duas partes. O primeiro episódio se passa em 1958, quando as jovens amigas se conhecem em um dormitório coletivo, onde vivem. Nesse ambiente, uma delas, Katia, é uma operária talentosa. Quando sua tia pede para ela passar um tempo no apartamento chique dela, ela leva sua amiga Lyudmila junto.

Já Lyudmila trabalha em uma panificadora, mas está focada em arrumar um bom marido. E vê como uma boa oportunidade essa breve estadia no apartamento da tia de Katia. Como resultado, os planos dela funcionam, ela consegue um marido bonito. Contudo, o saldo para Kátia não é tão animador: ela acaba grávida de um homem que não quer assumir a sua responsabilidade.

Enquanto isso, a terceira moça do grupo, Antonina, se casa com um rapaz simples. Em seguida, ela constitui uma família grande. Essencialmente, Antonia representa o perfil conservador desse microcosmo das mulheres soviéticas.

Segunda parte

Posteriormente, na segunda parte, o filme mostra como estão essas três amigas aos 40 anos. Esse segmento coloca um maior protagonismo em Katia. Mãe solteira, ela cria sozinha sua filha, que já é quase uma adulta. E, mesmo assim, consegue crescer profissionalmente e se torna diretora da empresa onde trabalha, sendo raro isso acontecer com uma mulher na conservadora sociedade soviética. Mas o que move a estória é a possibilidade de um amor verdadeiro para Katia.

Por fim, o diretor de Moscou Não Acredita Em Lágrimas, Vladimir Menshov, que construiu uma extensa carreira como ator, realiza esse filme com influências do cinema clássico hollywoodiano. Em alguns trechos, aplica um toque além, como no plano/contraplano do reencontro de Katia com o namorado. Adicionalmente, conclui o filme com uma bela imagem simbólica, quando a câmera se movimenta numa panorâmica pelas janelas de um grande condomínio. Assim, revela a ideia de que a estória dessas três personagens é apenas uma entre as muitas outras que existem na grande cidade de Moscou.

___________________________________________

Ficha técnica:

Moscou Não Acredita Em Lágrimas (Moskva slezam ne verit) 1980, União Soviética, 150 min. Direção: Vladimir Menshov. Roteiro: Valentin Chernykh, Vladimir Menshov. Elenco: Vera Alentova, Aleksey Batalov, Irina Muravyova, Raisa Ryazanova, Aleksandr Fatyushin, Boris Smorchkov, Yuriy Vasilev, Natalya Vavilova.

O filme está na programação da 7ª edição da Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo acontece de 3 a 13 de dezembro de 2020, com exibições gratuitas no canal do CPC-UMES Filmes no Youtube.

Onde assistir:
Cena do filme "Moscou Não Acredita em Lágrimas"
Cena do filme "Moscou Não Acredita em Lágrimas"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo