Mostra | Sonho é Subversão: 100 anos de Surrealismo no Cinema

Mostra | Sonho é Subversão: 100 anos de Surrealismo no Cinema

A mostra de cinema “Sonho é Subversão: 100 anos de Surrealismo no Cinema” acontece na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 10 a 22 de dezembro de 2024. E o melhor: é tudo gratuito! São 37 filmes — entre curtas, médias e longas-metragens — que celebram o centenário do Manifesto do Surrealismo, escrito por André Breton em 1924. As sessões abordam desde o cinema dos anos 1920 até produções contemporâneas. Além disso, vai rolar uma programação especial com debates, masterclass, sessões musicadas e filmes para crianças.

Os filmes mais icônicos do movimento estão garantidos. Você vai poder assistir a clássicos como Um Cão Andaluz (Luis Buñuel), Oito e Meio (Federico Fellini), A Montanha Sagrada (Alejandro Jodorowsky), A Estrada Perdida (David Lynch), o brasileiríssimo O Menino e o Mundo (Alê Abreu) e até o clássico da Disney Fantasia. Há ainda raridades, como o curta Destino, fruto da colaboração inédita entre Salvador Dalí e Walt Disney, e O Retorno à Razão, de Man Ray, produzido antes do Manifesto Surrealista.

Atividades extras para entrar no clima

A programação não é só sobre assistir a filmes. Há debates, masterclass e sessões especiais que tornam essa experiência ainda mais rica. Anota aí:

Debates:

  • “Indícios do sonho: surrealismo, psicanálise e negritude” – Dia 14/12, às 15h15, com a psicanalista Heidi Coelho e a curadora Nathalia Grilo. Eles vão discutir as influências de Freud e outros pensadores no surrealismo, além de falar sobre o surrealismo negro e pensadores como Suzanne Césaire.
  • “Fica a loucura: poéticas surrealistas em Maya Deren e Joseph Cornell” – Dia 21/12, às 18h, com Ana Costa Ribeiro e Hernani Heffner. O foco é na contribuição de cineastas como Deren para o cinema experimental.

Masterclass:

  • Luiz Camillo Osorio, professor e curador do Instituto PIPA, vai ministrar a aula “As exposições surrealistas e o desafio de (não) legitimar o estranhamento”, no dia 19/12, às 18h. Ele vai explorar como o surrealismo se posicionou como um movimento de ruptura e como exposições desse gênero desafiaram convenções da arte

Filmes imperdíveis

A programação é extensa, mas aqui estão alguns destaques:

  • Sessão de abertura (10/12, às 14h30): os clássicos Um Cão Andaluz e A Idade do Ouro, de Buñuel e Salvador Dalí.
  • Sessões musicadas:
    • Dia 13/12, às 18h30, com Mbé e Lucas Pires tocando ao vivo durante curtas como Anémic Cinéma, de Marcel Duchamp, e Tramas do Entardecer, de Maya Deren.
    • Dia 15/12, às 16h45, o grupo Cine Orquestra Soundpainting Rio mistura música experimental e gestos para acompanhar filmes como A Concha e o Clérigo, de Germaine Dulac.
  • Filmes para crianças:
    • O Menino e o Mundo (21/12, às 14h30).
    • Fantasia (22/12, às 14h).

Outros grandes nomes também fazem parte da mostra, como Maya Deren, Jean Cocteau, Věra Chytilová e Germaine Dulac. Para o Brasil, os destaques ficam com Viagem ao Fim do Mundo, de Fernando Coni Campos, e Caixa Preta, de Saskia e Bernardo Oliveira.

Informações importantes

As sessões são gratuitas, mas as senhas só começam a ser distribuídas 30 minutos antes de cada horário. Além disso, quem assistir a um ou mais filmes pode retirar um catálogo exclusivo, cheio de textos e imagens sobre o surrealismo no cinema.

Para mais detalhes, é só acessar o site da CAIXA Cultural ou o perfil da mostra no Instagram: @mostrasonhoesubversao.

Se você curte cinema, arte ou simplesmente quer conhecer algo diferente, essa mostra é uma ótima pedida para mergulhar em um universo cheio de sonhos, loucuras e devaneios. Então, aproveita e chama os amigos!

fonte: divulgação

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Rolar para o topo