A MUBI, conhecida por seu serviço de streaming e produção de conteúdo, adquiriu neste mês uma participação majoritária na distribuidora global Cinéart. Com isso, marca um novo capítulo da jornada de ambas as empresas.
Fundada em 2007 por Efe Cakarel, a MUBI é a maior comunidade de amantes do cinema do mundo. Disponível em 190 países, tem mais de 16 milhões de membros em todo o mundo. Antes da Cineárt, a MUBI adquiriu a renomada representante comercial e produtora The Match Factory e Match Factory Productions, em janeiro de 2022
Por outro lado, a Cineárt foi fundada em 1975 por Elaine Dubois. A empresa se destaca por lançar filmes independentes nos cinemas, VOD, TV paga e home vídeo em todo o Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), tem sido responsável pelo lançamento de diversos filmes de prestígio. Entre eles, Quem Quer Ser um Milionário, O Artista, e Amor.
Parceria de Sucesso
As duas empresas já haviam colaborado em vários negócios de conteúdo. Aliás, recentemente fecharam uma parceria para o lançamento nos cinemas de Priscilla, de Sofia Coppola, na região do Benelux. O filme alcançou uma bilheteria superior a um milhão de dólares até o momento. Além disso, a parceria rendeu a inclusão de centenas de filmes lançados pela Cinéart à plataforma de streaming da MUBI do Benelux. Por exemplo, Dor e Glória, de Pedro Almodóvar, e Retrato de uma Jovem em Chamas, de Céline Sciamma. Tudo isso é um reflexo da forte parceria entre as duas companhias.
Continuidade e Parceria
A equipe de gestão da Cinéart continuará liderando a empresa como uma distribuidora independente europeia, mantendo sua estrutura de equipe, lista de filmes e colaboração com parceiros de longa data. Os Co-CEOs da Cinéart, Marc Smit e Stephan De Potter, permanecerão como acionistas significativos da empresa.
Comentários dos Líderes
Efe Cakarel, fundador e CEO da MUBI, expressou sua admiração pela Cinéart e sua equipe. Ele destaca a felicidade da MUBI com a parceria e a expectativa de levar mais filmes de qualidade para as plateias do Benelux em conjunto.
Marc Smit, Co-CEO da Cinéart, enfatizou a crença na visão da MUBI, enquanto Stephan De Potter, Co-CEO da Cinéart, ressaltou a importância de encontrar um parceiro que compartilhe da mesma paixão pelo cinema.
Essa união promete criar uma força formidável e permitir que ambas as empresas continuem se adaptando em um mundo em constante mudança, comprometidas em oferecer filmes excepcionais para os amantes do cinema.
(fonte: divulgação)