Neste outubro de 2022, a plataforma de streaming MUBI apresenta o seu Especial de Halloween sob o título “Filmes ou Travessuras”. A seleção traz oito filmes de terror dos cineastas mais visionários do gênero. Confira a lista:
- Príncipe das Sombras (Prince of Darkness, 1987) de John Carpenter (foto)
- Seis Mulheres Para o Assassino (6 donne per l’assassino, 1964) de Mario Bava
- Abismo do Medo (The Descent, 2005) de Neil Marshall
- Quando Chega a Escuridão (Near Dark, 1987) de Kathryn Bigelow
- O Que Fazemos Nas Sombras (What We Do in the Shadows, 2014) de Jemaine Clement e Taika Waititi
- Corrente do Mal (It Follows, 2014) de David Robert Mitchell
- A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1968) de George A. Romero
- A Rena Branca (Valkoinen peura, 1952), de Erik Blomberg
Além disso, a MUBI exibe em outubro dois filmes de suspense do eclético cineasta Claude Chabrol. Nessa escolha, tanto A Teia de Chocolate (Merci pour le chocolate, 2000) como Mulheres Diabólicas (La cérémonie, 1995) contam com Isabelle Huppert como protagonista. Além disso, continuam disponíveis os seus outros filmes: Negócios à Parte (Rien ne va plus, 1997), também estrelado por Huppert, Ciúme – O Inferno do Amor Possessivo (L’enfer, 1994), Masques (1987), Inspector Lavardin (1986) e Um Tira Amargo (Cop au vin, 1985).
Mas tem mais suspense. Outro do gênero que entra no catálogo no mês é a versão original de Hanyo, a Empregada, de 1960. O clássico sul-coreano ganhou restauração pela Federação Coreana de Arquivo de Filmes (KOFA), em associação com o World Cinema Project da The Film Foundation, criada por Martin Scorsese.
Além do suspense e do terror
Além disso, a MUBI dá continuidade ao especial dedicado a Rainer Werner Fassbinder, um dos principais cineastas do cinema alemão. Em outubro, confira Num Ano de 13 Luas (1978), drama inspirado no ex-namorado do cineasta, e O Desespero de Veronika Voss (1982), que conclui a trilogia sobre a Alemanha do pós-guerra.
Entre os inéditos, está o documentário Invisible Demons (2021). Em uma megacidade em expansão, os perigos das mudanças climáticas estão presentes. Assim, o cineasta Rahul Jain mostra um mundo à beira do abismo. Contado por meio de imagens marcantes e relatos do despertar de cidadãos cotidianos de Délhi lutando para sobreviver.
Outro inédito é Free Chol Soo Lee (2022), um documentário que aborda um episódio trágico na vida do imigrante coreano de vinte anos Chol Soo Lee, discriminado racialmente e condenado por um assassinato de gangues em Chinatown. Produzido pela indicada ao Oscar® Su Kim, a vencedora do Emmy Jean Tsien, e Sona Jo, o filme chega com exclusividade à MUBI.
O curta Rosa Rosae. A Spanish Civil War Elegy (2021), dirigido por Carlos Saura, presta homenagem às infâncias roubadas pela Guerra Civil Espanhola, ressoando com o tema urgente do conflito no mundo de hoje. A MUBI faz a estreia online do filme em sua plataforma.
Aliás, outra novidade é Earwig (2021), o primeiro longa-metragem em inglês de Lucile Hadžihalilović. O filme chega com exclusividade depois de sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto. Ademais, venceu do Prêmio do Júri no Festival de Cinema de San Sebastian.
The African Desperate (2022), comédia hilária e colorida sobre amadurecimento, de Martine Syms, chega com exclusividade à MUBI. A obra nos leva a uma jornada íntima por meio de paisagens pitorescas e estúdios de artistas.
Outros destaques
Por fim, merecem destaques quatro filmes de diretores consagrados. Todos Já Sabem (2018) é a produção internacional dirigida por Asghar Farhadi e estrelada por Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín. Ânsia de Amar (Carnal Knowledge, 1971), de Mike Nichols, retrata a revolução sexual nos anos 1970. O Dono da Noite (Light Sleeper, 1992), de Paul Schrader, traz Willem Dafoe como um traficante e Susan Sarandon como sua amante. E, ainda, As Oito Vítimas (Kind Hearts and Coronets, 1949), uma joia a ser descoberta de Robert Hamer.
Gostou? Então, confira a lista completa de lançamentos abaixo.