Música Para Ninar Dinossauros (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Música Para Ninar Dinossauros

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O filme Música Para Ninar Dinossauros é uma adaptação para o cinema da peça de teatro do seu diretor, roteirista e ator Mario Bortolotto.

Em síntese, o filme passeia por três momentos na vida de um trio de amigos: na infância, com uns 30 anos e com uns 50. Nessas duas últimas etapas, eles estão acompanhados de três prostitutas, enquanto bebem e se drogam, entre diferentes estados de ânimo.

Primordialmente, os segmentos são apresentados em fragmentos fora da ordem cronológica. Porém, começa com os três ainda criança sentados no sofá assistindo ao desenho Mightor, nos anos 1970. E termina com eles cinquentões na mesma posição, olhando para o nada.

A fase infantil encanta pela nostalgia, que até engatilha uma espirituosa reflexão sobre a lavagem cerebral da ditadura. De fato, o que ilustra isso claramente é a cena em que os meninos colam com alegria as figurinhas do álbum “Pátria Amada” lançado pelo governo.

Já aos 30, eles estão bem perdidos, mergulhados no entorpecimento das drogas e do álcool, e abdicando de relacionamentos duradouros com as mulheres.

Avaliação crítica

Contudo, o período mais interessante é o da casa dos 50. Nele, as opções do passado os mantiveram praticamente estagnados tal qual estavam vinte anos antes. Apesar do companheirismo fraterno, eles reconhecem agora que são perdedores.

E, definitivamente, essa é a fase que conta com os melhores atores do filme, incluindo aí o próprio diretor. É, igualmente, onde os três protagonistas apresentam personalidades mais distintas e marcantes. Como consequência, as melhores frases e reflexões surgem aí.

Nesse sentido, o segmento intermediário é o mais fraco. E justamente porque os três não estão tão bem distintos, sendo até difícil conectar cada qual com a sua respectiva versão de 50 anos.

No geral, os diálogos são perspicazes, e apresentam insights espirituosos e autênticos. Como prova a discussão sobre o vocalista da banda Van Halen, ou seja, a escolha entre David Lee Roth e Sammy Hagar. Enquanto isso, na função de diretor, Mario Bortolotto também se sai bem, movimenta bastante a câmera e varia os planos, evitando que as cenas se assemelhem a teatro filmado. Isso mesmo tendo origem teatral e ambientado quase que totalmente em um só cenário.

Como resultado, Música Para Ninar Dinossauros é uma diversão inteligente que convida à reflexão.

___________________________________________

Ficha técnica:

Música Para Ninar Dinossauros (2019) Brasil. 87 min. Direção e roteiro: Mario Bortolotto. Elenco: Lourenço Mutarelli, Mario Bortolotto, Paulo De Carvalho, Carca Rah, Francisco Eldo Mendes, Marcelo Selingardi, Ana Rita Abdalla, Helena Cerello, Marcela Pignatari, Adriana Guerra, Carolina Cardinale, Renata Becker.

Música Para Ninar Dinossauros (filme)
Música Para Ninar Dinossauros (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo