Pesquisar
Close this search box.
Naquele Fim de Semana (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Naquele Fim de Semana

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Naquele Fim de Semana (The Weekend Away, 2022) marca a primeira vez que a escritora Sarah Alderson transforma um de seus livros em um roteiro. Sua experiência anterior nessa função se limitava a episódios da série SWAT (2018-2021). A estreia em filme poderia torná-la uma requisitada fornecedora de material original para a indústria do audiovisual. Porém, o resultado apenas mediano deste longa manterá as suas outras dez ou mais publicações nas prateleiras, por enquanto.

A trama de mistério se desenrola numa cidade turística no litoral da Croácia. Beth (Leighton Meester) parte de Londres para lá, a fim de passar um fim de semana com sua melhor amiga Kate (Christina Wolfe). Longe do marido e do bebê, ela quer desfrutar da amizade colocando o papo em dia, mas a amiga tem planos mais ousados. Aproveitando-se do dinheiro do ex-marido ricaço, Kate a leva para um restaurante chique e, depois, para uma balada para encontrar dois homens bonitos. Porém, nessa noite, Kate desaparece, e Beth se torna a principal suspeita de um potencial crime.

A direção de Kim Farrant

Esse enredo caiu nas mãos da diretora Kim Farrant, que realizou antes os razoáveis Terra Estranha (Strangerland, 2015), com Nicole Kidman, e Anjo Meu (Angel of Mine, 2019), com Noomi Rapace. E, novamente, seu filme fica apenas um pouco acima da média. Em alguns momentos, escolhe boas soluções narrativas, como os flashes rápidos para fazer a história andar com a mesma percepção atordoada da protagonista Beth, quando sai embriagada da balada. Mas, desperdiça a oportunidade de criar uma forte cena de suspense quando Beth invade o quarto de monitoramento de câmeras de segurança do proprietário do imóvel em que ela se hospeda. Nessa sequência, vemos esse homem retornando para a casa, podendo pegá-la em flagrante, mas a diretora Kim Farrant não se aproveita disso para criar a emoção que qualquer discípulo do mestre Hitchcock potencializaria.

No entanto, o que mais incomoda na direção é o excesso de conversa desnecessária. Temos a impressão de que Farrant desconfia no poder de compreensão dos espectadores. E, por isso, explica a história através das conversas da personagem principal com o taxista Zain (Ziad Bakri), seu marido Rob (Luke Norris), e ainda com a polícia.

Resolução decepcionante

Já em relação à trama, esta constrói um mistério intrigante, com vários suspeitos, e várias possibilidades de resolução. Contudo, até por isso, a conclusão desaponta. Aliás, as duas revelações, pois o filme trabalha com o recurso do falso final. Afinal, diante de tantas hipóteses possíveis, Naquele Fim de Semana acaba por se decidir por duas soluções insatisfatórias, simplórias demais. E, ainda deixa o incômodo de não acreditarmos que Beth continua a adorar a amiga, que a traiu, e, nem que a policial possa ter se enganado sobre a identidade do culpado flagrado pela câmera de segurança no momento do crime.

O resultado deixa a dúvida se Sarah Alderson continuará a adaptar seus livros em futuros filmes. Se conseguir, esperamos que apresente enredos mais consistentes.

___________________________________________

Ficha técnica:

Naquele Fim de Semana | The Weekend Away | 2022 | 89 min | Estados Unidos | Direção: Kim Farrant | Roteiro: Sarah Alderson | Elenco: Leighton Meester, Christina Wolfe, Ziad Bakri, Luke Norris, Amar Bukvic, Iva Mihalic, Adrian Pezdirc, Marko Braic, Lujo Kuncevic, Parth Thakerar.

Distribuição: Netflix.

Trailer:
Onde assistir:
Naquele Fim de Semana (filme)
Naquele Fim de Semana (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo