No Outro Encontro Você é um drama intimista absorvente. O enredo se concentra em apenas quatro personagens, isolados em um espaço restrito. Um formato que favorece a dramaturgia, e que o cinema utiliza não raras vezes. O próprio diretor do filme, André Bushatsky, cita Deus da Carnificina (Carnage, 2011), de Roman Polanski, e Festim Diabólico (Rope, 1948), de Alfred Hitchcock, como referências. Desses dois, o longa de Polanski está mais próximo, pois também reúne dois homens e duas mulheres, em clima de conflito crescente.
O enredo e os personagens
Bia (Carol Tilkian) e seu irmão Marcelo (Bruno Autran) vão para a bela casa de campo da família, que o pai colocou à venda. Eles empacotam os pertences para esvaziar o imóvel, e recebem o casal de amigos Michele (Julia Ianina) e Rodrigo (Geraldo Rodrigues). A trama envolve apenas esses quatro personagens, e o roteiro aproveita essa concisão para lapidar cada um deles com a merecida profundidade.
Contudo, tomamos aqui a liberdade de reduzir suas características apenas para facilitar a nossa explanação. Assim, começamos por Bia, que é uma artista que não produz, pois sofre de depressão. O seu leitmotiv composto por André Abujamra (autor da trilha musical) evidencia seu estado melancólico. Já o tema musical do seu irmão é acelerado, e entra nas cenas em que ele faz suas corridas matinais. Ao contrário de sua irmã, Marcelo se caracteriza por ser muito ativo, porém pula de um empreendimento a outro sem conseguir sucesso em nenhum. Em uma das camadas de suas personalidades, paira a frustração por não alcançarem o nível do pai bem-sucedido nos negócios.
Já Michele e Rodrigo aparentam sucesso. Chegam num belo carro e Michele enfatiza seu materialismo também na aparência saudável. Mas ela não consegue influenciar seu marido, que come salgadinhos e não para de trabalhar no notebook. O casal perfeito, claro, possui muitos outros conflitos, como a trama expõe aos poucos. Na verdade, Michele tem um caso e Rodrigo está desesperado porque investiu mal o dinheiro dos clientes da empresa do mercado financeiro onde trabalha.
A direção
No Outro Encontro Você é o primeiro longa de ficção do diretor André Bushatsky a ser lançado. Antes, ele realizou os documentários A História do Homem Henry Sobel (2014) e Brasileiríssima (2022). Segundo ele próprio, essa experiência como documentarista “(…) trouxe a escuta do ator, trazer o realismo para as cenas, nada de caricaturas, me ater ao real, o que ajuda a trazer verdade para o filme, me virar da melhor forma com as locações.”.
De fato, a sua direção consegue elevar esse pequeno filme a um patamar que mesmo a maioria das produções maiores não atinge. Passam pela sua mão várias decisões acertadas. Por exemplo, a decupagem consiste em várias cenas curtas (algumas com planos também curtos e outros mais longos, dependendo do tom do drama). Dessa forma, o ritmo flui agilmente de forma enxuta, sem que sua adequada curta duração (83 minutos) force a deixar de fora o conteúdo que o enredo necessita. Entre as cenas, encontramos bem-vindos pillow shots, aqueles planos neutros (de objetos, paisagens, partes da casa etc.) que o cineasta Yasujiro Ozu empregava com a finalidade de permitir que o espectador refletisse sobre o que acabou de ver. A função é a mesma em No Outro Encontro Você.
Voltando à trilha sonora de André Abujamra, esta cumpre papel essencial na introdução e no agravamento dos conflitos na trama. Além, claro, da caracterização dos personagens, como já apontamos. A música sinistra surge na metade do filme, prenunciando as duras brigas que eclodirão entre todos os quatro protagonistas.
A verdade
Mas parece óbvio demais mostrar a personagem Michele devorando um bolo após todos os conflitos, para revelar que ela percebe a superficialidade do seu zelo exagerado com a alimentação. Fica, também, uma dúvida quanto à intenção de filmar através das janelas a cena em que os quatro procuram em vão os ingredientes para preparar a ceia do réveillon. Será que foi apenas para enquadrar as barras e ilustrar que eles não têm saída (pois é impossível comprar alguma coisa na rua a essa hora)? De qualquer forma, é certo que os quatro precisam amadurecer. Agem como moleques, inclusive furtando uma garrafa de vodca na mercearia local, o que leva a um indício de uma analogia com o próprio Brasil, que cabe, mas não é o âmago do filme.
O elenco está estupendo. Carol Tilkian surpreende ao interpretar não tanto com a voz, como sua origem teatral poderia indicar, mas com as expressões faciais em closes silenciosos. Bruno Autran veste com naturalidade o perfil do garotão mimado e deslumbrado que é no fundo um perdedor. Julia Ianina confirma sua versatilidade, e transborda sinceridade mesmo em afirmações difíceis como quando diz “Eu estou triste.” Por fim, Geraldo Rodrigues coloca uma cirúrgica dose cômica nesse drama que cutuca a alma sem dó.
A cena final atesta o tema principal, que ganhou o devido desenvolvimento ao longo da história. A frase em si parece redundante, mas o contexto permite que ela venha naturalmente, ainda que com segundas intenções. Perto da virada do ano, o fuso horário em países diferentes justifica que Bia solte a contestação de que nós pensamos que somos o centro de tudo. A epifania vem a fórceps, como fruto benigno da exposição dos reais sentimentos que os personagens sentem em relação um ao outro. Em outras palavras, da verdade que liberta.
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Ficha técnica:
No Outro Encontro Você | 2022 | Brasil | 83 min | Direção: André Bushatsky | Roteiro: André Bushatsky, Marcus Aurelius Pimenta, Carol Tilkian | Elenco: Carol Tilkian, Bruno Autran, Julia Ianina, Geraldo Rodrigues.
Distribuição: Bretz Filmes. Estreia programada para 29/09/2022.
Trailer:
(foto/divulgação: Crédito – LH Simonetti)