Poster de "Noite de Sustos"
[seo_header]
[seo_footer]

Noite de Sustos

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

Embora tenha classificação indicativa para 12 anos, Noite de Sustos (Spirit Halloween) parece bem mais infantil. Deve agradar crianças entre 8 e 10 anos, pois aquelas acima dessa ideia já vão considerá-lo ingênuo demais. Para se ter uma ideia de como é o filme, basta dizer que a assombração aqui incorpora em bonecos de Halloween e os protagonistas mirins se defendem atirando com pistolas Nerf (aqueles brinquedos com balas de espuma).  

Na história de Noite de Sustos, três meninos resolvem passar uma noite de Halloween diferente. Ao invés de sair pelas ruas para o tradicional “brincadeiras ou travessuras”, pois se acham velhos demais para isso, vão invadir a loja de Halloween que agora está cheia de fantasias e outros artigos relacionados a essa data comemorativa. Porém, a loja foi construída no local onde um proprietário ganancioso (participação especial de Christopher Lloyd) expulsou um orfanato e, por isso, morreu amaldiçoado por uma bruxa. O espírito do mal, agora, quer sacrificar um dos invasores (que inclui a irmã mais velha de um dos meninos) para conseguir se materializar.

É evidente o cuidado para não assustar demais o público-alvo do filme. Por isso, se evita o uso de sustos, de clima sombrio e de qualquer violência que resulte em derramamento de sangue. Os bonecos alvos da possessão possuem tamanho humano, como um ursão de pelúcia (que lembra Five Nights at Freddy’s ou um ser que anda de costas. Porém, eles se movimentam vagarosamente (com uma leve aceleração nos frames), sem emitir ruídos amedrontadores ou qualquer outro recurso para tornar a experiência mais arrepiante. Então, quando o espírito incorpora na garota adolescente, não espere encontrar nada que lembre a Linda Blair em O Exorcista (1973).

Noite sem sustos

Até aí, tudo bem, faz parte de manter a produção adequada para crianças. Mas os efeitos especiais são fraquíssimos, consistindo em truques práticos com pessoas fantasiadas e fios levantando os atores. Além disso, faz falta o uso de sons e trilha musical para criar pelo menos um clima de terror leve. Se não, para que fazer um filme do gênero? Os atores não ajudam muito, e criam personagens que carecem de qualquer carisma. Devemos admitir que não é fácil equilibrar filme infantil com terror – Tim Burton é mestre nisso – mas esse Noite de Sustos fica abaixo da média.

___________________________________________

Ficha técnica:

Noite de Sustos | Spirit Halloween | 2022 | 81 min | EUA | Direção: David Poag | Roteiro: Billie Bates | Elenco: Donovan Colan, Jaiden J. Smith, Dylan Martin Frankel, Marissa Reyes, Rachael Leigh Cook, Billie Roy, Christopher Lloyd.

Onde assistir:
Três meninos e uma menina leem um bilhete.
Cena de "Noite de Sustos"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo