Pesquisar
Close this search box.
Nosso Amigo Extraordinário (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Nosso Amigo Extraordinário

Avaliação:
6.5/10

6.5/10

Crítica | Ficha técnica

Como em Cocoon (1985), de Ron Howard, a ficção-científica homenageia os idosos em Nosso Amigo Extraordinário (Jules). Mais que homenagem, reforça que a idade avançada reúne sabedoria.

Na trama, uma espaçonave cai no quintal de Milton (Ben Kingsley). De dentro dela sai um ser extraterrestre, silencioso e com ar dócil. Milton cuida dele até ficar bem. Tenta avisar a polícia e os moradores da pequena cidade onde mora, mas ninguém acredita nele. Afinal, ele é velho e deve estar perdendo a memória, pensam todos. O que é bom para o ET, pois provavelmente as pessoas tentariam usá-lo como cobaia de experimentos científicos. O segredo, assim, fica entre Milton e outras duas senhoras, Sandy (Harriet Harris) e Joyce (Jane Curtin). Os três representam a ideia de que são os velhos são mais sensatos, portanto, não temem o visitante nem querem se aproveitar dele.

Um filme agridoce

O filme é leve, tem um pouco de comédia e bastante melodrama. Faz graça com o preconceito contra os idosos – qualquer ato falho é visto como sintoma de comprometimento cognitivo. A filha de Milton chega até a conduzí-lo a uma clínica neurológica para ser testado. O humor também está no fato de que são os mais velhos também que comparecem constantemente a sessões de audiência pública para repetir suas reivindicações. É uma forma de eles se sentirem úteis para a comunidade.

Por outro lado, a amargura marca a solidão dos idosos, que moram sozinhos (esses pelo menos não enfrentam dificuldades financeiras). Milton, por exemplo, tenta se convencer que o seu filho não entra em contato com ele porque está ocupado demais. Sandy, por sua vez, no intuito de ser útil, inicia uma ação para conversar com jovens. Mas, logo a ideia de convidar estranhos para sua casa a coloca em perigo. Então, chega a hora de o extraterrestre retribuir a boa recepção que teve, ajudando-a de forma inesperada.

Porém, no final da história, Nosso Amigo Extraordinário prefere não surpreender. Completa o arco de transformação do protagonista, que aceita sua condição atual como parte da sua vida. Essa aventura crepuscular, ajudando o visitante de outro planeta, evidencia o que para ele ainda não estava claro: sua existência fez diferença.

___________________________________________

Ficha técnica:

Nosso Amigo Extraordinário | Jules | 2023 | 87 min | EUA | Direção: Marc Turtletaub | Roteiro: Gavin Steckler | Elenco: Ben Kingsley, Harriet Sansom Harris, Jane Curtin, Teddy Cañez, Narea Kang, Edward James Hyland, Blair Baker.

Distribuição: Synapse.

Trailer original (em inglês) aqui.

Onde assistir:
Nosso Amigo Extraordinário (filme)
Nosso Amigo Extraordinário (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo