O Astronauta (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Astronauta

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Pela segunda vez em sua carreira, Nicolas Giraud é diretor, co-roteirista e protagonista de um longa-metragem. Ator experiente, O Astronauta (L’astronaute) concretiza um de seus projetos mais pessoais. A premissa embute essa ideia, a de um empreendimento independente, cheio de riscos, mas incontornável para dar vazão a uma motivação especial. O projeto por si chama a atenção: seu personagem, Jim Desforges quer construir um foguete para realizar um voo na órbita da Terra. E não se trata de um Elon Musk, mas de uma pessoa comum.

Mais drama que ação

Além dos desafios técnicos da construção e decolagem do foguete, Jim ainda enfrenta a descrença e a opinião contrária das pessoas. Entre elas, o pai, com quem entra em conflito por essa obsessão. Por outro lado, conta com o suporte de alguns parceiros especiais. Entre eles, a sua avó, cujo apoio é incondicional. Na parte técnica, monta a sua equipe com um velho amigo, com um ex-astronauta que ele vai atrás, e com uma especialista em matemática.

Esse trâmite burocrático e dramático ocupa a maior parte da trama. Como diretor, Giraud não se rende ao potencial de filme de ação que tem essa história. De fato, reserva somente a parte final para a decolagem do foguete. E, mesmo lá em cima, se sobressai o sentimentalismo e não a aventura. Há uma tocante surpresa, filmada de forma poética, que dá sentido ao senso de missão do protagonista Jim. Ademais, essa revelação ainda resolve todos os conflitos que se originam dessa empreitada quase maluca.

Giraud equilibra a tensão constante com pitadas de humor leve. Não exagera na comédia, evitando assim que o filme ganhe ares de caricatura. Por mais que a missão seja incomum, ela nunca soa absurda, já que parece suportada por dados científicos (e o espectador médio não tem condições de verificá-las). Além disso, a produção merece elogios. A direção de arte apresenta um laboratório caseiro verossímil, e o próprio foguete também convence. Para completar, os efeitos visuais no espaço igualmente conseguem credibilidade. Concluímos, assim, que o cineasta Nicolas Giraud cumpre, com O Astronauta, sua missão pessoal, aproximando a construção de um foguete com a produção de um filme independente, como ele mesmo afirmou na entrevista ao Leitura Fílmica durante o Festival Varilux 2023.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Astronauta | L’astronaute | 2022 | 110 min | França | Direção: Nicolas Giraud | Roteiro: Nicolas Giraud, Stéphane Cabel | Elenco: Nicolas Giraud, Mathieu Kassovitz, Hélène Vincent, Bruno Lochet, Ayumi Roux, Hippolyte Girardot, Jean-Henri Compère, Carole Trevoux, Anne Charrier, Jérémie Renier.

Distribuição: Bonfilm.

Onde assistir:
O Astronauta (filme)
O Astronauta (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo