Repetindo O Anjo Embriagado (1948) e Duelo Silencioso (1949), novamente Akira Kurosawa coloca um médico como protagonista em O Barba Ruiva. Desta vez, são dois protagonistas dessa profissão. Um deles é o jovem Dr. Noboru Yasumoto (Yuzo Kayama), recém-formado em uma prestigiada instituição. Seu objetivo profissional consiste em clinicar para as elites dos shoguns. Porém, antes disso, ele deve passar por um treinamento numa modesta clínica situada numa zona rural pobre. O responsável pelo local, o experiente Dr. Kyojo Niide (Toshiro Mifune), conhecido como Barba Ruiva por causa de sua aparência, logo se transforma no seu mentor numa jornada de amadurecimento pessoal e profissional.
Kurosawa filma essa história com a mesma dureza exterior e humanismo interior do Dr. Niide, para depois aliviar o tom conforme o protagonista se transforma. A clínica atende a moradores miseráveis que vivem nos arredores de Tóquio na metade do século 19. Junto com a pobreza, vem a ignorância e as doenças, explica o médico que está de partida para ser substituído pelo Dr. Noboru. As imagens comprovam esse quadro desolador. Num primeiro momento, o filme mostra os doentes como grupos, tal como vê o médico que dá graças a Deus por ir embora dali. Impressão essa que é também a do elitista Dr. Noboru, que também manifesta seu desejo de recusar essa atribuição.
Um olhar humanista
Aos poucos, o jovem começa enxergar o individual dentro desse coletivo de pacientes. Essa mudança começa com dois choques que o abalam. Um deles com a mulher com problemas psicológicos que permanece trancada e isolada. Quando ela escapa, o Dr. Noboru a encontra no quarto dele, e pensa que não será enganado por ela. No entanto, ela o seduz como sempre faz com suas vítimas, e ele acaba ferido. No outro caso que o abala, ele testemunha pela primeira vez uma cirurgia e, ao invés de ajudar o Dr. Niide, acaba desmaiando. Esses dois eventos são cruciais para derrubar o verniz da arrogância do médico recém-formado e sem experiência prática.
A partir daí, o filme se torna uma mini antologia. Através de dois casos muito particulares, o Dr. Nobou ouve as histórias profundamente tristes dos pacientes à beira da morte. Tocado por esses relatos, ele reconhece definitivamente a sua vocação para se tornar um médico de acordo com a ética da profissão. Ou seja, para ajudar outras pessoas e não para ganhar dinheiro ou posição social. Essa mudança de atitude é simbolizado pela aceitação do uso do uniforme de médico.
Outros dois episódios vão além da seara médica. Em uma visita a uma zona de prostituição, o Dr. Niide e o Dr. Noboru encontram uma menina de doze anos traumatizada de tantos maus tratos que sofre da sua cafetina. Ao decidirem levá-la dali, o Dr. Niide precisa enfrentar a turma de seguranças do local. Nesse trecho, Toshiro Mifune pode resgatar as inúmeras cenas de luta que filmou sob a direção de Kurosawa. Sem fugir da dureza de todo o filme, o combate transborda violência. Posteriormente, já na clínica, o Dr. Noboru aprende com o seu mentor a recuperar o equilíbrio emocional dessa menina traumatizada, num processo comovente.
Seguindo os bons exemplos
Por fim, expressando a ideia de que a bondade pode ser contagiante, essa menina, Otoyo, já curada, ajuda um menino ainda criança que rouba a sopa da clínica para a sua família não morrer de fome. A atitude dela sensibiliza, em consequência, as cozinheiras da clínica. No fim, o Dr. Niide e o Dr. Noboru tentam salvar o menino e a família dele através da medicina, enquanto Otoyo e as cozinheiras recorrem a uma crença popular.
Após essa residência incomparável, o Dr. Noboru se transforma em outra pessoa. Com a certeza de que sua missão de vida é ajudar pessoas, ele decide seguir o mesmo exemplo de sacrifício do Dr. Niide. Esses dois médicos se juntam ao Dr. Sanada (de O Anjo Embriagado) e ao Dr. Kyoji Fujisaki (de Duelo Silencioso) para exaltarem a visão humanística de Akira Kurosawa, em cujos filmes se notabilizam exemplos de vida a serem seguidos.
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Ficha técnica:
O Barba Ruiva | Akahige | 1965 | Japão | 185 min. | Direção: Akira Kurosawa | Roteiro: Masato Ide, Hideo Oguni, Ryuzo Kikushima, Akira Kurosawa | Elenco: Toshiro Mifune, Yuzo Kayama, Tsutomu Yamazaki, Reiko Dan, Miyuki Kuwano, Kyoko Kagawa, Tatsuyoshi Ehara, Terumi Niki, Akemi Negishi, Yoshitaka Zushi, Takashi Shimura, Kinuyo Tanaka.