No dia 19 de novembro, estreia nos cinemas brasileiros o drama alemão O Caso Collini, diigido pelo cineasta Marco Kreuzpaintnere baseado no famoso best-seller de Ferdinand von Schirach.
Em suma, O Caso Collini denuncia um esquema jurídico criado para proteger criminosos de guerra, num filme de tribunal clássico conduzido por um protagonista interessante.
O filme deixa em suspense o motivo que levou um italiano a assassinar a sangue-frio um respeitado industrial alemão, em Berlim, em 2001. E, apesar de a estratégia de divulgação de O Caso Collini revelar essa informação, este é um exemplo de trama que pode ser melhor apreciado se o espectador descobrir os fatos gradativamente, junto com o protagonista.
O roteiro
Isso porque o roteiro foi escrito com tal intenção, aproveitando um personagem principal interessante. Caso contrário, pode-se tornar tedioso acompanhar a investigação durante uma hora de filme se a revelação já é conhecida. De fato, o que empolga é permanecer ao lado do advogado Caspar Leinen, perdido por iniciar sua carreira com um caso tão importante. E sua insegurança inicial é um dos ingredientes que torna o protagonista atrativo.
Por outro lado, o processo tem um agravante, pois a vítima do crime foi como um pai para o advogado em sua infância e juventude. Além disso, ele se envolveu romanticamente com a neta e herdeira do industrial, e agora os dois se confrontam em lados opostos no tribunal.
Além disso, Caspar enfrenta outros dois desafios. O primeiro é o oponente, pois o advogado de acusação é o renomado Dr. Richard Mattinger, que foi seu professor. O outro desafio é o próprio réu, que se recusa a falar com ele.
A direção
O diretor Marco Kreuzpaintner adota o cinema clássico hollywoodiano para contar essa história, que se baseia em fatos que realmente aconteceram. Nesse sentido, Caspar luta pela justiça como faz Jefferson Smith, o personagem de James Stewart em A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington), filme de Frank Capra de 1939.
Ainda nesse estilo clássico, vemos a busca de dados representada na tela com uma montagem ágil dos jornais e documentos, e, antes de cada cena de tribunal, há um fade-out para marcar essa passagem. Analogamente, outro recurso tradicional é a verdade revelada através de flashbacks intercalados com o que se passa na corte.
Da mesma forma, Fabrizio Collini, personagem de Franco Nero, é também marcante. Evidentemente, ele é o assassino, e sua recusa em falar com o seu advogado, o torna uma figura antipática. De fato, ele fala muito pouco durante o filme, mas com as revelações é possível compreender suas motivações.
Enfim, tente assistir O Caso Collini sem saber de antemão o segredo da trama, deixando o caminho livre para a empatia com o protagonista. Mesmo que isso não seja possível, no final resta, de qualquer forma, uma corajosa revisão da história da Alemanha produzida no próprio país.
Sinopse:
Baseado no romance de Ferdinand von Schirach, O Caso Collini narra a história dramática do jovem advogado Caspar Leinen, que é incumbido de fazer a defesa obrigatória em um caso espetacular: há mais de 30 anos, o italiano Fabrizio Collini, que desde os anos 1970 trabalha aparentemente de forma honesta na Alemanha, mata o respeitado industrial Hans Meyer (Manfred Zapatka ) em sua suíte de hotel em Berlim. Com o caso nas mãos, Caspar tem muito mais em jogo do que seu primeiro grande caso como advogado de defesa. A vítima é o avô de Johanna, sua namorada de infância e foi como um pai para o advogado.
Além disso, seu oponente no tribunal será Richard Mattinger, advogado de defesa com um lendário histórico de vitórias, um rival que parece ser muito superior a ele. Para resolver o caso, Caspar tem que descobrir por que Collini matou um cidadão exemplar como Meyer. O interesse público no caso é imenso, mas Collini, persistentemente, silencia seu motivo. À medida que Caspar se aprofunda no caso, contra todas as probabilidades, ele não é apenas confrontado com seu próprio passado, mas se depara com um dos maiores escândalos judiciais da história alemã e uma verdade que ninguém quer saber.
Ficha técnica:
O Caso Collini (Der Fall Collini) 2019, Alemanha, 123 min. Direção: Marco Kreuzpaintner. Roteiro: Christian Zübert, Robert Gold, Jens-Frederik Otto. Elenco: Elyas M’Barek, Alexandra Maria Lara, Franco Nero, Heiner Lauterbach, Stefano Cassetti, Manfred Zapatka, Jannis Niewöhner, Rainer Bock. Distribuição: A2 Filmes.