O filme O Coração do Mundo propõe uma interessante aproximação entre comportamentos humano e animal.
Essencialmete, a diretora Natalia Meshchaninova filma com características de reality show. Para isso, usa a câmera na mão, coloca poucos cortes, e registra a rotina de um veterinário trabalhando em uma fazenda. Tal qual nesses programas, os desafios diários comuns compõem a narrativa.
Nesse sentido, observamos Egor, o veterinário, se dedicando para salvar a cachorra de estimação gravemente ferida. Mas, essa atitude se contrapõe aos seus serviços para a atividade sigilosa de realizar competições de captura de raposas praticada pelo seu empregador. Por causa delas, a fazenda recebe constante vigilância de um grupo de proteção aos animais selvagens.
Várias camadas
Porém, essa exposição representa apenas a camada exterior do filme O Coração do Mundo. De fato, há uma outra, mais profunda e complexa. E esta aproxima o comportamento de Egor ao de um animal doméstico. Tal como um cão fiel, ele procura sempre proteger o seu patrão, e por isso reage violentamente à ameaça que os defensores de animais representam.
Nesse sentindo, e corroborando essa interpretação, Egor deseja fazer parte da família do seu “dono”, então se sente feliz quando pode jantar junto com ela. Adicionalmente, ele fica arredio quando contrariado, e o rapaz se tranca no canil da fazenda para dormir junto com os cães, que são seus melhores amigos.
Além dessa abordagem, o filme explora também o trauma de Egor em relação à sua mãe, de quem se afastou por ser alcoólatra. Então, isso gera nele uma aversão a gente bêbada, o que acarreta um conflito que pode abalar sua fidelidade ao patrão.
O Coração do Mundo talvez afaste alguns espectadores, por causa de seu ritmo lento, ausência de trilha sonora, e estilo de reality show. No entanto, recompensa com um intrigante aprofundamento na psiquê do personagem principal, assim propondo um comparativo que provoca reflexões.
O filme O Coração do Mundo integra a programação do 1º Festival de Cinema Russo realizado pela Roskino.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Coração do Mundo (Serdtse mira) 2018, Rússia/Lituânia, 124 min. Direção/Roteiro: Natalia Meshchaninova. Elenco: Stepan Devonin, Yana Sekste, Dmitriy Podnozov, Ekaterina Vasiljeva, Viktor Ovodkov, Evgeniy Sytyy.