O norueguês O Lobo Viking (Vikingulven) é um filme sobre lobisomens. Como diferencial, recorre à mitologia nórdica do Fenrisúlfr (um lobo gigante sobrenatural). O prólogo conta essa história de forma exaustiva através de cartelas. Mas, é um recurso dispensável, pois um personagem secundário (um caçador de lobisomens) reconta essa lenda no meio do filme. Além disso, esse prólogo ainda faz o desserviço de eliminar o mistério da primeira parte do filme, quando uma garota de 16 anos desaparece e a polícia investiga.
O caso cai nas mãos da policial Liv Berg, que se mudou recentemente para a pequena cidade de Nybo onde acontece o incidente. Junto com ela, vieram a filha adolescente Thale e o novo companheiro de Liv. Thale, ainda em fase de se enturmar com a turma da escola, estava no local quando a garota despareceu. E foi ferida no ombro pelo misterioso animal que levou a colega para a mata. Enfim, quem conhece a lenda do lobisomem já sabe o que acontecerá no decorrer do filme.
Lobisomem que não assusta
O Lobo Viking é um filme movimentado, mas carece de suspense. O lobo construído via computação gráfica não convence, e não amedronta porque suas aparições acontecem sem o clima de terror esperado para esse tipo de história. A direção de Stig Svendsen, que realiza aqui seu quarto longa-metragem, parece relutante nesse sentido. Inclui imagens de horror (autópsia, cabeça apodrecendo com vermes etc.), incluindo as típicas cenas de pesadelo e alucinação, porém, nunca o filme consegue assustar.
Além disso, a trama possui furos, pois várias vítimas sofrem ferimentos, mas só Thale se transforma em lobisomem. Por que o policial internado no hospital também não sofreu essa mutação? Ademais, na conclusão, muitos moradores foram feridos pelo lobo, então, não faz sentido o desfecho que visa surpreender o público sobre a continuidade dessa linhagem maldita.
Assim, o que temos em O Lobo Viking é uma produção com belas paisagens, boas atuações, ritmo rápido, efeitos visuais fracos. Faltam elementos do terror, como fotografia escura, trilha musical soturna, jump scares ou outros que o espectador, conscientemente ou não, sentirá falta.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Lobo Viking | Vikingulven | 2022 | 97 min | Noruega | Direção: Stig Svendsen | Roteiro: Stig Svendsen, Espen Aukan | Elenco: Liv Mjönes, Elli Rhiannon Müller Osborne, Arthur Hakalahti, Sjur Vatne Brean, Vidar Magnussen.
Distribuição: Netflix.