Pesquisar
Close this search box.
O Pagamento Final (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Pagamento Final

Avaliação:
8/10

8/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

A sequência final de “O Pagamento Final” revela um grande filme

Durante os créditos iniciais de “O Pagamento Final”, conhecemos o protagonista Carlito Brigante (Al Pacino) à beira da morte, após levar um tiro à queima roupa em uma estação de trem. A sequência é estilizada, em preto e branco e câmara lenta, assume o ponto de vista subjetivo e se movimenta verticalmente. Como acompanhamento, está a narração que expressa o último lamento do personagem, cujo olhar se fixa num quadro de um belo pôr do sol, a única coisa em cores na cena.

É o ponto de partida para o início da retrospectiva da vida de Carlito. A partir daí, o filme mostra o momento em que esse porto-riquenho consegue sair da prisão, para onde foi depois de ser um poderoso traficante. Ele retoma a liberdade graças ao seu ardiloso advogado Kleinfeld (Sean Penn). Estamos em Nova York, em 1975.

Carlito reencontra alguns amigos, que lhe oferecem trabalho, mas ele recusa porque quer apenas juntar dinheiro para viver tranquilamente nas Bahamas. Porém, logo no primeiro passeio com seu jovem primo, ele percebe que será complicado livrar-se desse meio violento. Então, decide investir em uma boate para levantar a grana necessária para se aposentar, mesmo sabendo que outros mafiosos frequentam o local. O que lhe dá esperanças de sonhar é o reencontro com sua ex-namorada, a dançarina Gail (Penelope Ann Miller). Quem pode pôr tudo a perder é seu amigo Kleinfeld, que se arrisca roubando dinheiro de perigosos bandidos. As narrações de Carlito pontuam a história, retomando assim uma característica do film noir.

Direção contida

Brian De Palma emprega, predominantemente, um estilo clássico de direção, fugindo um pouco dos seus maneirismos, exceto por alguns momentos. Por exemplo, na cena de sexo de Carlito e Gail, há o uso de câmera circular. A câmera do alto aparece quando o protagonista guarda seu dinheiro no cofre do seu clube, e ginga pelo nightclub onde Gail dança seminua. Os olhos dos dois brilham quando se reencontram e esse detalhe demonstra o quanto os dois se gostam. O plongée também é utilizado quando Kleinfeld faz sexo com uma empregada da boate. Logo depois, vemos a queda do rival Benny Blanco pela escada em várias tomadas com diferentes enquadramentos.

Contudo, o filme corre o risco de perder o interesse do espectador. Primeiro, porque De Palma parece comportado demais e não ousa tanto como costuma. Segundo, porque já sabemos que o personagem principal será baleado no final. Então, toda a trama levará para um destino conhecido. Sem contar o clichê do “último golpe antes de se aposentar”.

Clímax final

A parte final, contudo, reverte essa opinião. Tudo começa quando Carlito se senta à mesa com alguns mafiosos italianos, e a câmera gira, de baixo para cima, mostrando que ele está numa emboscada. Na fuga em direção à estação de trem, onde encontrará Gail para viajar para Miami, De Palma ousa quebrar a regra do eixo no vagão. Na central, é eletrizante a tentativa de Carlito escapar da perseguição dos mafiosos, em cena sem diálogos. O clímax acontece a partir de uma tomada do alto da escada rolante, onde se dará um tiroteio emocionante como aquele de “Os Intocáveis” (The Untouchables, 1987).

Al Pacino está intenso em todo o filme, refletindo a personalidade atormentada de Carlitos que quer mudar de vida, mas não consegue, porque o meio em que habita o suga para o crime. Sean Penn, mais uma vez, se transforma fisicamente e consegue construir uma figura detestável. Aliás, como são todos os amigos de Carlitos, que peca por confiar neles. A única pessoa boa ao redor dele é Gail, que, tal qual uma típica personagem de western, representa a oportunidade de redenção para o protagonista.

Por fim, a última cena de “O Pagamento Final” revela que Brian De Palma trabalhou a expectativa do espectador durante toda a sua estória, e surpreende por isso. Então, é aí que se percebe quão genial é o filme. Os créditos finais, com “You Are So Beautiful” na voz de Joe Cocker, encerram com um tom melancólico essa fábula determinista.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Pagamento Final (Carlito’s Way, 1993) 144 min. Dir: Brian De Palma. Rot: David Koepp. Com Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller, John Leguizamo, Ingrid Rogers, Luis Gusmán, James Rebhorn, Joseph Siravo, Viggo Mortensen, Richard Foronjy, Jorge Porcel, Paul Mazursky.

Onde assistir:
O Pagamento Final (filme)
O Pagamento Final (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo