Através de um recorte individualizado, o filme O Matemático questiona o uso da ciência para a guerra.
A perspectiva da história é a de Stanislaw Ulam, um matemático polonês que trabalhou no Manhattan Project, na base de Los Alamos, no desenvolvimento das primeiras bombas nucleares para os Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial. O filme não julga os cientistas, mas revela o remorso que eles sentiram após o lançamento das duas primeiras bombas no Japão, que mataram mais de 120 mil civis.
A fim de envolver o espectador, O Matemático acompanha a intimidade de Stan, desde que lecionava na Universidade de Harvard, em 1941. Quando recebeu o convite para trabalhar no Manhattan Project, sacrificou o convívio com Adam, seu irmão mais novo. Os dois eram os únicos imigrantes da família, e, com a partida de Stan, Adam precisou suportar sozinho a notícia da morte da irmã que ficou na Polônia.
Depois, o filme mostra como Stan se tornou um homem amargo após os ataques nucleares ao Japão. Além disso, ele relutava em entregar sua descoberta que viabilizaria a Bomba H. Como resultado, seu comportamento arredio afetou seu relacionamento com sua esposa.
A direção
O diretor alemão Thorsten ‘Thor’ Klein, neste seu segundo longa, realiza um filme coeso. Não apela para momentos demasiadamente dramáticos, mas evidencia o sofrimento moral do protagonista.
O senso de unidade se comprova na conexão entre a primeira cena da história e a última. No início, vemos Stan em uma trilha em Los Alamos, rindo das piadas de seu melhor amigo Johnny, também integrante do projeto. Como veremos, a anedota não está inserida no roteiro para fazer o espectador rir. Na verdade, a conclusão do filme revela que a intenção narrativa da piada é mostrar como Stan estava feliz naquele momento. Por isso, ele diz a Johnny que sente falta do bom humor dele. E, dessa forma, evidencia o contraste entre aquele passado recente e sua angústia após o uso das bombas, questão principal do filme.
O Matemático é um filme maduro, característica que reflete a condição de seu protagonista conforme o passar de pouco mais de cinco anos. Afinal, apesar de cumprir com as obrigações de seu emprego, ele sente o peso de ter contribuído para uma das maiores atrocidades da humanidade.
Elenco
O elenco de O Matemático reúne artistas de diferentes nacionalidades. No papel principal, está o francês Philippe Tlokinski, que alterna trabalhos em TV e cinema. Ao seu lado, como sua esposa, encontramos Esther Garrel, a filha do diretor Philippe Garrel. Por fim, o suíço Joel Basman interpreta o físico Edward Teller e o polonês Fabian Kociecki faz o matemático Johnny von Neumann.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Matemático | Adventures of a Mathematician | 2020 | Alemanha, Polônia, Reino Unido | 102 min | Direção e roteiro: Thor Klein | Elenco: Philippe Tlokinski, Esther Garrel, Sam Keeley, Joel Basman, Fabian Kociecki, Ryan Gage, Sabin Tambrea, Mateusz Wieclawek.
Distribuição: A2 Filmes.
Veja mais fotos do filme nesse post no Instagram.