Pesquisar
Close this search box.
O Miado do Gato (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

O Miado do Gato

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

O Miado do Gato (The Cat’s Meow) e o recente Babilônia (Babylon, 2022), de Damien Chazelle se complementam. Ambos retratam a Hollywood dos anos 1920, época de festas loucas e promíscuas e que poderiam descambar para o crime.

O já veterano Peter Bogdanovich não dirigia um filme para o cinema desde Um Sonho, Dois Amores (The Thing Called Love, 1993). E eis que O Miado do Gato acabou sendo o penúltimo longa ficcional de sua vida. O último foi a comédia dramática Um Amor a Cada Esquina (She’s Funny That Way, 2014). O diretor veio a falecer em 6 de janeiro de 2022, aos 82 anos.

O Miado do Gato se inspira em um fato que realmente aconteceu, embora haja controvérsias. Numa viagem no iate de William Randolph Hearst (Edward Herrmann), sua amante e protegida, a atriz Marion Davies (Kirsten Dunst) se envolveu com o sedutor Charlie Chaplin (Eddie Izzard). Instigado pelo diretor Thomas H. Ince (Cary Elwes), Hearst tentou assassinar Chaplin (imagine o rebuliço se tivesse conseguido!). Acabou matando outra pessoa, mas isso foi devidamente encoberto pelo magnata das comunicações (Hearst, aquele disfarçadamente retratado em Cidadão Kane [Citizen Kane, 1941]).

Direção e elenco

Estudioso da história do cinema, Bogdanovich deve ter amado contar essa história. Mas o filme nunca chega a empolgar. Não por culpa da sua direção, e sim pela ausência de atores de maior envergadura para interpretar esses personagens reais. Kirsten Dunst e Edward Herrmann são os únicos que estão à altura de seus papeis. Os demais não convencem, principalmente Eddie Izzard (é preciso muita boa vontade para vê-lo como Chaplin) e Jennifer Tilly (atriz que sempre parece interpretar na mesma chave irritante, aqui tentando emular a colunista Louella Parsons).

Menos mal que a história se sustente por si só, e Bogdanovich faz bom proveito disso. Durante o filme, o diretor mostra, com a onipresença proposital de Charleston tocando o tempo todo, como essa turma de artistas e pessoas ricas se esbaldava com futilidades. Esse episódio trágico merecia aparecer na história de Charles Foster Kane, mas talvez na época isso ainda estava abafado.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Miado do Gato | The Cat’s Meow | 2001 | 114 min | Reino Unido, Alemanha, Canadá, EUA | Direção: Peter Bogdanovich | Roteiro: Steven Peros | Elenco: Kirsten Dunst, Cary Elwes, Edward Herrmann, Eddie Izzard, Joanna Lumley, Jennifer Tilly, Claudia Harrison, Victor Slezak, James Laurenson, Ronan Vibert, Chiara Schoras, Claudie Blackley, Ingrid Lacey.

Onde assistir:
O Miado do Gato (filme)
O Miado do Gato (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo