O filme alemão O Perfumista (Der Parfumeur) se baseia no famoso livro “O Perfume”, de Patrick Süskind. A trama tenta inovar trazendo para os dias atuais a história do livro, sobre um homem com um olfato incrivelmente apurado, que acaba virando um serial killer para extrair de suas vítimas os odores necessários para criar o perfume perfeito. Mas, o roteiro estraga a obra de Süskind. Quem o escreveu foi o diretor Nils Willbrandt (especializado em produções televisivas) e a inexperiente Kim Zimmermann (autora de alguns poucos episódios de séries),
Sem as essências
A protagonista do filme é Sunny (Emilia Schüle), uma jovem policial que é o oposto do perfumista de Süskind, pois ela não consegue sentir os odores, devido a um trauma do passado. Ela está namorando o colega Juro, que está se separando de sua esposa, mas não quer ficar longe dos filhos. Ao mudar o ponto de vista do livro, que acompanhava o assassino, para o policial, a trama já se enfraquece. Mas, o pior é que as primeiras vítimas surgem e logo a polícia descobre quem é o suspeito principal. Então, vem uma grande decepção, pois quem mata as mulheres não é o perfumista, mas sua amiga Rex, uma mulher com feição mais psicótica que o Coringa, vilão do Batman. Ou seja, além de o filme jogar fora todo o suspense de uma investigação para chegar ao assassino, este não é o personagem enigmático e interessante do livro.
Daí para frente, o enredo só piora. Sunny descobre, também facilmente demais, onde Rex e o perfumista estão escondidos. Ela encontrara um vidro do produto do perfumista, que é uma essência que estimula o sexo. Mas ela não entrega a prova aos colegas da polícia porque usa o produto para não perder o namorado. Depois, sem nenhuma dificuldade, encontra o perfumista e, ao invés de prendê-lo, obriga-o a curar sua deficiência de olfato. Parece até piada, mas a cura acontece quando ele a joga de um precipício para matá-la. A longa sequência da protagonista sentindo o prazer de sentir os cheiros, até de seu chulé, tenta inserir uma emoção. Porém, não consegue porque ninguém sente empatia por essa personagem desconexa.
Adaptações da obra
O livro de Süskind ganhou uma adaptação cativante para o cinema em Perfume: A História de um Assassino (Perfume: The Story of a Murderer, 2006) do diretor alemão Tom Tykwer. E, também virou uma série alemã, Parfum (2018), que é uma produção da Netflix, assim como essa abominável nova versão em longa-metragem. Ou seja, nada justifica essa adaptação. Salvo, talvez, uma interpretação equivocada dos algoritmos da Netflix.
___________________________________________
Ficha técnica:
O Perfumista | Der Parfumeur | 2022 | 96 min | Alemanha | Direção: Nils Willbrandt | Roteiro: Nils Willbrandt, Kim Zimmermann | Elenco: Emilia Schüle, August Diehl, Robert Finster, Ludwig Simon, Anne Müller, Sólveig Arnarsdóttir, Cornelia Heyse, Sina Martens, Luna Baptiste Schaller.
Distribuição: Netflix.