Poster do filme "O Santo"
[seo_header]
[seo_footer]

O Santo

Avaliação:
6,5/10

6,5/10

Crítica | Ficha técnica

O Santo é bem diferente dos filmes internacionalmente mais conhecidos do cineasta indiano Satyajit Ray, como a trilogia de Apu e A Esposa Solitária (Charulata, 1964). Desta vez, Ray embarca numa sátira social contra líderes religiosos enganadores.

Birinchi (Charuprakash Ghosh), um homem que se autoproclama um santo, convence o viúvo Gurupada Mitra (Prasad Mukherjee) a ser seu discípulo e patrocinador. A filha de Gurupada, Buchki (Gitali Roy), decide seguí-lo e ser uma religiosa, frustrando, assim, os planos de seu namorado Satya (Satindra Bhattacharya), que estava prestes a lhe propor casamento. Com a ajuda de amigos, Satya tenta, então, desmascarar o líder religioso charlatão.

A comédia aposta nos absurdos que Birinchi diz para seus seguidores. Entre eles, de ter conhecido muitas pessoas ao longo da história da humanidade. Esteve na Babilônia, falou com Jesus Cristo e Einstein (a quem ensinou a famosa fórmula da energia), entre outras lorotas. Nas suas palestras, repete mantras com palavras tolas que ele inventa, e desmaia ao final do rito.

Direção elegante

Mesmo que o espectador não embarque nessas piadas, é ainda possível apreciar O Santo pela sempre habilidosa direção de Satyajit Ray. Mantendo sempre o melhor enquadramento, Ray move a câmera do close ao plano aberto, conforme pede o roteiro. Mas, além de dominar a gramática do cinema clássico, o diretor ainda acena para as rupturas do cinema moderno. Por exemplo, quando Satya explica a árvore genealógica da família de Buchki, a explanação aparece na tela como se ele desenhasse numa lousa. Em outro momento, pausa a tela durante o flashback para dar tempo à narração de esclarecer um assunto.

A comédia em O Santo talvez não faça o público de hoje rir. Mas, Satyajit Ray cumpre sua intenção de alertar para a devoção cega a líderes religiosos, apontando que eles podem ser falsos. Para quem aprecia o cinema em sua forma, Ray mais uma vez filma com elegância.   

___________________________________________

Ficha técnica:

O Santo | Mahapurush | 1965 | 65 min. | Índia | Direção: Satyajit Ray | Roteiro: Satyajit Ray | Elenco: Charuprakash Ghosh, Rabi Ghosh, Satindra Bhattacharya, Gitaly Roy. Prasad Mukherjee, Santosh Dutta, Somen Bose, Satya Banerjee, Renuka Roy.

Onde assistir:
Cena do filme "O Santo"
Cena do filme "O Santo"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo