O filme-denúncia O Sequestro (El Rapto) expõe a ação de grupos paramilitares que continuaram a atuar clandestinamente na Argentina após o fim da ditadura, contratados por particulares ou agindo por conta própria. E o pior que contam com a conivência de políticos importantes, como mostra esse longa.
No enredo, Julio (Rodrigo De La Serna) retorna de seu exílio no exterior para sua Buenos Aires, junto com a esposa e os dois filhos. Ele tem intenções de se afastar da bem-sucedida empresa do pai, mas o sequestro do seu irmão mais velho Miguel muda totalmente seus planos. A família paga o resgate, mas os sequestradores não libertam a vítima. O tempo passa, e Julio usa o prestígio da família para apelar diretamente ao presidente da Argentina. No processo, acabam contratando agentes particulares, mas isso apenas vira uma bola de neve que exige cada vez mais desembolsos.
Um labirinto cansativo
O filme começa com um suspense envolvente, pois logo o público quer saber se Miguel sairá vivo dessa armadilha. Porém, esse tom dá lugar a um cansativo percurso labiríntico dos bastidores da política. Massem conseguir transmitir o desespero que vimos em Missing (1982), de Costa-Gravas. Ao mesmo tempo, a trama acompanha o drama da ruína financeira da família de Julio, pois a empresa do pai não consegue justificar as enormes retiradas para pagamento dos bandidos e dos especialistas particulares. Sem nunca conseguir emocionar, O Sequestro se arrasta nesse redemoinho que só pode desembocar na solução desesperada (e previsível) do protagonista.
Então, para concluir com o que seria o inverso da chave de ouro, a diretora Daniela Goggi, até então burocrática, resolve encerrar com uma cena do passado recente mas feliz da família de Julio. Como se fosse um registro de filme caseiro, os irmãos tocam e cantam a música “No Te Dejes Desánimar”, da banda La Máquina de Hacer Pájaros, cuja letra é tão explicitamente ligada ao tema do filme que soa pedante. Lembra até outro final desastroso, o de Marighella (2019).
___________________________________________
Ficha técnica:
O Sequestro | El Rapto | 2023 | 95 min | Argentina, EUA | Direção: Daniela Goggi | Roteiro: Daniela Goggi, Andrea Garrote | Elenco: Rodrigo De La Serna, Julieta Zylberberg, Andrea Garrote, Jorge Marrale, Germán Palacios.
Distribuição: Paramount.
O filme O Sequestro está na programação da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.