Godzilla e King Kong reencarnam no monstro gigante de O Troll da Montanha (Troll), filme que acaba de estrear na Netflix.
A produção norueguesa conta com direção de Roar Uthaug, nome já conhecido internacionalmente porque realizou Tomb Raider (2018), com Alicia Vikander no papel de Lara Croft. Curiosamente, a atriz participou de um curta-metragem de dois minutos chamado Troll (2019), do cineasta Björne Larson, sobre o mesmo gigante lendário.
Godzilla
“History shows again and again how nature points out the folly of men.”1, diz a canção “Godzilla” do Blue Öyster Cult, e O Troll das Montanhas desperta por motivos similares, ou seja, por culpa das pessoas. Durante a escavação de um túnel, os explosivos acordam o troll que se levanta e inicia sua destruição em direção à cidade de Oslo, como fez o monstro japonês que desperta com uma explosão nuclear. O governo determina o ataque ao troll, mas ele supera as investidas.
Então, cabe à paleontóloga Nora (Ine Marie Wilmann) buscar uma solução menos agressiva, baseando-se em antigas lendas que seu pai contava para ela.
King Kong
Nos ataques ao troll, nos lembramos de King Kong se defendendo de aviões ou helicópteros. Nesse sentido, o rosto do troll consegue o mesmo apelo emocional de Kong. Assim, logo estamos torcendo pelo gigante de rocha, que só quer evitar a destruição das montanhas.
Mas os efeitos especiais e visuais não convencem muito, e não ajudam a salvar a trama básica que tampouco traz novidades. De bom mesmo, só a forma como os trolls se camuflam em suas formas rochosas, instigando à desconfiança de que alguma formação de pedras perto de você possa ter sido, ou ainda ser, um troll disfarçado.
Enfim, embora não empolgue, vale como diversão juvenil com uma sempre relevante mensagem ecológica.
1 Tradução: “A história mostra de novo e de novo como a natureza aponta a loucura dos homens.”
___________________________________________
Ficha técnica:
O Troll da Montanha | Troll | 2022 | 101 min | Noruega | Direção: Roar Uthaug | Roteiro: Espen Aukan | Elenco: Ine Marie Wilmann, Kim Falck, Mads Sjøgård Pettersen, Gard B. Eidsvold, Anneke von der Lippe, Fridtjov Såheim, Dennis Storhøi, Karoline Viktoria Sletteng Garvang.
Distribuição: Netflix.