Poster do filme "O Último Pub"
[seo_header]
[seo_footer]

O Último Pub

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O veterano diretor Ken Loach mais uma vez fala sobre a classe trabalhadora em O Último Pub. Mas, agora acrescenta uma nova camada, também social, ao tema. O filme trata dos imigrantes refugiados que se instalam numa pequena cidade no norte da Inglaterra. O ano é 2016, e a região está falida por conta do fechamento das suas minas que eram o principal sustento da região.

A abertura do filme é reveladora, além de trazer o único trecho que foge do cinema tradicional. Começa com a tela preta, somente com vozes diversas, que se tornam compreensíveis aos poucos. Depois, fotos se alternam na tela expondo fragmentos do que está acontecendo. Então, finalmente surgem os planos que mostram homens hostilizando imigrantes sírios que chegam numa van para morar na cidade.

Entre eles, Yara (Ebla Mari), uma fotógrafa cujo equipamento é danificado por um dos ofensores. As fotos que introduzem o filme, portanto, não estão ali à toa. Yara, na verdade, é um dos protagonistas, e sua profissão será importante para conectar seu povo com a comunidade local.

O outro protagonista é TJ Ballantyne (Dave Turner), o dono do pub The Old Oak. Ele costuma ajudar sua amiga Laura (Claire Rodgerson) nos serviços comunitários dela, mas é quando se sensibiliza com a situação de Yara que ele resolve tomar uma atitude mais ativa.

Solidariedade, não caridade

A origem racional da hostilidade dos moradores antigos tem a ver com a crise econômica que eles enfrentam desde que as minas fecharam. Nesse aspecto, Yara descobre que os locais também sofrem com falta de recursos. Por isso, sugere a Laura e a TJ que estendam a ajuda comunitária a eles. Os esforços conjuntos levam à iniciativa de promoverem refeições coletivas. Dessa forma, aliviam a fome e ainda reúnem os antigos e os novos cidadãos.

Porém, nem todos os antigos moradores participam dessa comunhão. Por racismo, por xenofobia, ou outro motivo igualmente desprezível, alguns continuam a se opor aos estrangeiros. O filme aponta para uma sistematização da agressividade. Esta passa dos pais (os velhos frequentadores do pub), para os jovens (que andam com cães ferozes) e para as crianças (que fazem bullying contra o irmão adolescente de Yara).

Ken Loach, apesar disso, fecha o filme num tom otimista. Um dos detratores muda de atitude, e a população se solidariza com uma perda de Yara. Ampliando o alcance do tema, ainda leva para as ruas de hoje a bandeira que une essas classes trabalhadoras.

___________________________________________

Ficha técnica:

O Último Pub | The Old Oak | 2023 | 113 min | Reino Unido, França, Bélgica | Direção: Ken Loach | Roteiro: Paul Laverty | Elenco: Dave Turner, Ebla Mari, Claire Rodgerson, Trevor Fox, Chris McGlade, Col Tait, Jordan Louis, Chrissie Robinson.

Distribuição: Synapse Distribution.

Onde assistir:
Cena do filme "O Último Pub"
Cena do filme "O Último Pub"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo