Odeio Essa Mulher (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Odeio Essa Mulher

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Odeio Essa Mulher (Look Back in Anger), também conhecido como Paixão Proibida, marca a estreia de Tony Richardson e, para muitos, também da New Wave Britânica (ou Cinema Novo Britânico). Dava-se início, assim, à leva de filmes que mostrariam a realidade dos jovens trabalhadores britânicos. Mas o próprio Richardson seria mais fiel a essa premissa em seus trabalhos posteriores, especialmente em Um Gosto de Mel (A Taste of Honey, 1961).

Baseado na peça de John Osborne, Odeio Essa Mulher evidencia o sentimento de inconformismo de uma geração que vivia o declínio do boom econômico do pós-guerra. O protagonista Jimmy Porter, interpretado com total energia por Richard Burton, representa um desses angry young men. E é justamente esse personagem que desenquadra o filme dos padrões da New Wave Britânica. Afinal, Porter não é o jovem trabalhador comum. Embora leve uma vida dura como vendedor em uma banca de doces, possui uma personalidade maior que a vida. À noite, toca trompete nos bares e, artista nato, improvisa apresentações com seu amigo de quarto Cliff Lewis (Gary Raymond). Além disso, possui um magnetismo que seduz qualquer mulher, apesar de seus modos brutos. A escalação de Burton, mais velho do que a geração que a New Wave Britânica retrata, distancia ainda mais o personagem desse movimento.

Elementos da NWB

Mas outros elementos do Cinema Novo Britânico estão presentes. Na trama, Jimmy aluga o sótão de uma casa num bairro operário, onde mora com seu amigo Cliff e sua esposa Alison (Mary Ure). O casal está em constante atrito, pois o explosivo Jimmy a maltrata e até agride. Nem parece que ele a ama. No decorrer da história, surgem os típicos dramas desse movimento cinematográfico: a gravidez não planejada, a infidelidade e o preconceito racial. Este último, incluído na implicância com o imigrante da Índia, ex-colônia britânica.

A teatralidade, nesse filme que procura retratar a realidade da jovem geração britânica no final dos anos 1950, atrapalha. Não é a grande quantidade de diálogos que enfatiza a origem nos palcos, mas principalmente a interpretação acima do tom de Richard Burton. Temos até a impressão que estamos diante de uma adaptação de Tennessee Williams. E Burton traria intepretações magníficas em muitas adaptações teatrais para o cinema, inclusive de Shakespeare. Mas, aqui nesse drama realista, soa deslocado.

___________________________________________

Ficha técnica:

Odeio Essa Mulher | Look Back in Anger | 1959 | 98 min | Reino Unido | Direção: Tony Richardson | Roteiro: Nigel Kneale | Elenco: Richard Burton, Claire Bloom, Mary Ure, Edith Evans, Gary Raymond, Glen Byam Shaw, Phyllis Neilson-Terry, Donald Pleasence.

Onde assistir:
Odeio Essa Mulher (filme)
Odeio Essa Mulher (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo