Pesquisar
Close this search box.
Ordem Moral (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Ordem Moral

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Baseado numa história verdadeira, o filme Ordem Moral revela os cruéis efeitos da desigualdade de gêneros em Portugal, em 1918.

O enredo

Na trama, a vítima é Maria Adelaide Coelho da Cunha, herdeira e proprietária do jornal Diário de Notícias. Já inconformada com a constante traição do marido, a situação se agrava com a iniciativa dele em tentar vender o jornal. Mas Maria Adelaide se opõe, pois a empresa é patrimônio da família dela.

Em seguida, ela começa um caso com o jovem Manuel, seu ex-motorista. Porém, o marido aproveita para interná-la como louca e tentar sua interdição, para poder realizar a venda do jornal.

Análise

Antes de tudo, o filme é dirigido por Mário Barroso, experiente diretor de fotografia que trabalhou com Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Raul Ruiz e Jean-Claude Biette. Por isso, a fotografia de Ordem Moral é um dos pontos altos desse longa-metragem. Nesse sentido, Barroso utiliza com talento o enquadramento em prol da narrativa. Por exemplo, o plano em que Manuel está dentro de um esquadro da porta interna.

Adicionalmente, Ordem Moral se apoia na interpretação de Maria de Medeiros, no papel de uma personagem forte, que não aceita o papel submisso da mulher da época. A protagonista oferece um alcance amplo para a atriz mostrar seu talento. Afinal, Maria Adelaide vive momentos de paixão, desprezo, fúria, sofrimento e se aproxima da loucura.

A reconstituição de época é bem convincente, e se aproveita dos locais históricos bem preservados de Portugal. Porém, essa preservação atrapalha a caracterização das classes mais pobres, como à que pertence o motorista Manuel. O aspecto imaculado das moradias dos menos afortunados afastam a autenticidade.

Em suma, o retrato baseado em fatos que aconteceram de verdade ganha uma abordagem majoritariamente dramatizada. Como fica evidente, a preocupação essencial não é o realismo, mas a comoção do espectador através dessa heroína feminista de Ordem Moral.

Ficha técnica:

Ordem Moral (Ordem Moral) 2020, Portugal, 101 min. Dir: Mário Barroso. Rot: Carlos Saboga. Elenco: Maria de Medeiros, Marcello Urgeghe, João Pedro Mamede, João Arrais, Albano Jerónimo, Júlia Palha.

Trailer:

Ordem Moral (filme)
Ordem Moral (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo