Pesquisar
Close this search box.
Os Olhos de Laura Mars (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Os Olhos de Laura Mars

Avaliação:
7/10

7/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Os Olhos de Laura Mars é um filme de mistério com talentos de prestígio envolvidos. À sua frente, está o diretor Irvin Kershner, que viria a realizar em seguida o segundo filme da franquia Star Wars, Já o roteiro é assinado por John Carpenter em começo de carreira e pelo experiente David Zelag Goodman. Por fim, no elenco, estão a glamurosa Faye Dunaway e Tommy Lee Jones começando sua carreira no cinema, bem como o intenso Brad Dourif e o charmoso Raul Julia.

A trama

Na trama, Faye Dunaway vive Laura Mars, uma fotógrafa artística famosa por seus trabalhos polêmicos. Essencialmete, suas fotos capturam cenas urbanas com modelos em situações de violência e sexo. Então, vários assassinatos começam a acontecer com corpos deixados em posições semelhantes às fotos do livro publicado por Laura Mars. E a fotógrafa percebe que tem o dom psíquico de testemunhar os crimes pelos olhos do assassino. Logo, as modelos e amigas dela se tornam vítimas, e o detetive John Neville assume o caso. Enfim, os dois se apaixonam, enquanto o espectador tenta descobrir quem é o serial killer.

A direção

Carpenter e Goodman escreveram um filme difícil de ser filmado, mas Kershner transformou o maior desafio nos momentos mais arrepiantes de Os Olhos de Laura Mars. Nesse sentido, para retratar as cenas em que Laura vê os crimes pelos olhos do assassino, o diretor usou não só a câmera subjetiva como também embaçou a lente. Junte a isso a expressão de terror de Dunaway e a trilha estridente composta por Artie Kane e temos, assim, trechos totalmente assustadores.

Na verdade, é isso que salva o filme, pois o restante ficou um pouco ultrapassado. Afinal, a tentativa de retratar a ousadia das fotos de Laura Mars no tom do filme soa hoje muito tímida. Em outras palavras, várias modelos se exibem com (poucas) roupas sensuais, e há insinuações de lesbianismo, mas tudo pudico demais para os padrões atuais.

E as estórias de mistério do tipo whodunit, quando o espectador tenta adivinhar quem é o suspeito, sempre apresentam riscos de agradar ou não ao público. Aqui a identidade do assassino é revelada no momento certo, e não é tão fácil descobrir quem ele é, apesar de ser um dos que entram na lista dos prováveis culpados.

Os Olhos de Laura Mars completou seu apelo popular com a canção tema que abre e fecha o filme. Trata-se da música romântica “Prisoner”, cantada por Barbra Streisand.

Ainda vale a pena conferir Os Olhos de Laura Mars, pelo menos para sentir alguns arrepios quando a protagonista tem suas visões.


Os Olhos de Laura Mars (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo