Os Vampiros é um filme de terror italiano co-dirigido pelo mestre do gênero Mário Bava, filmado em preto e branco em formato scope.
A trama
Em Paris, acontece uma série de assassinatos, sempre deixando uma mulher morta sem nenhum sangue, como se tivesse sido atacada por um vampiro. Quando surge mais uma vítima, um jornalista revela seu desejo de encontrar o assassino para noticiar em primeira mão o grande furo.
O filme mostra ao espectador que os crimes ocorrem de forma ordenada, seguindo uma gaveta de arquivos suspensos. O próximo ataque acontece em um teatro. Acompanhamos a sombra do assassino subindo as escadas, cena com forte influência expressionista, até o camarim onde uma atriz está sozinha se vestindo para sair. No espelho, vemos o rosto do culpado.
Enquanto isso, em um castelo gótico, um cientista faz experiências com cadáveres com o intuito de obter a energia da vida. Durante uma festa da condessa, dona do castelo, um investigador policial invade o quarto da bela mulher, e descobre que ela guarda um terrível segredo.
Um filme barato e eficiente
Enfim, Os Vampiros é um filme enxuto, que logo revela ao espectador o motivo dos assassinatos em série. Ou seja, a condessa busca a fonte da juventude e para isso precisa do sangue humano. A estória não é grande coisa, os atores são péssimos, e o filme não assusta. Por outro lado, o filme impressiona pelos efeitos visuais. De fato, eles convencem nas cenas em que a condessa envelhece rapidamente e quando ela rejuvenesce após uma dose do experimento. Além disso, a fotografia gótica, do próprio Mario Bava, também se destaca.
Em suma, não espere sentir medo, nem se envolver muito com os personagens e a trama, e divirta-se com o belo visual do filme.
Ficha técnica:
Os Vampiros (I Vampiri, 1957) Itália, 82 min. Dir: Riccardo Freda, Mario Bava. Rot: Piero Regnoli & Rick Sijöstrom & Riccardo Freda. Elenco: Gianna Maria Canale, Carlos D’Angelo, Dario Michaelis, Wandisa Guida, Angelo Galassi, Renato Tontini, Charles Fawcett, Gisella Mancinotti, Miranda Campa, Antoine Balpêtré, Paul Muller.
O filme foi lançado em dvd pela Versátil Home Video no box “Black Sabbath: As Três Máscaras do Terror”