Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "O Jogo dos Espíritos"
[seo_header]
[seo_footer]

Ouija: O Jogo dos Espíritos

Avaliação:
6/10

6/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Produção da Blumhouse, Ouija: O Jogo dos Espíritos aponta para o terror mais leve do universo Invocação do Mal, de James Wan. Ou seja, os elementos assustadores, sobrenaturais, estão presentes, mas sem imagens de violência extrema. Conquistou grande bilheteria no lançamento, mas perdeu prestígio com o tempo. Explica-se: nem todos os fãs de terror aprovam esse tom mais ameno.

O filme coloca no protagonismo o tabuleiro ouija, elemento icônico do gênero que já apareceu várias vezes na tela. Por exemplo, em 13 Fantasmas (1960), de William Castle, em O Exorcista (1973), de William Friedkin, e em Atividade Paranormal (2007), de Oren Peli.

A trama

Em Ouija: O Jogo dos Espíritos, esse jogo serve de ponte para que os fantasmas de uma mãe e uma filha entrem no mundo dos vivos – e mortes começam a acontecer.

As vítimas são amigos da adolescente Laine (Olivia Cooke) e sua irmã Sarah (Ana Coto). A primeira morte, inclusive, é a da melhor amiga de Laine, a que encontra o tabuleiro no sótão de sua casa. Como, aparentemente, ela se suicidou, o grupo mexe com o ouija para tentar falar com ela. Daí em diante, cada membro começa a ser perseguido.

A história dos dois fantasmas possui consistência, e a participação da atriz Lin Shaye (famosa pela franquia Sobrenatural [Insidious]) constitui peça chave na reviravolta na trama. A cena em que ela aparece, além disso, começa com uma situação que remete à investigação de James Stewart em Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958), que traz uma atmosfera fantasmagórica, principalmente com o auxílio da trilha musical.

O suspense se transforma em sustos, quando algum personagem olha através do visor do tabuleiro, quando alguma aparição surge durante a sessão de ouija, ou quando mensagens do além aparecem. Aliás, os fantasmas são bem-feitos e funcionam porque ficam pouco tempo na tela. E as bocas costuradas das vítimas causam impacto.

Mas, Ouija: O Jogo dos Espíritos não é mesmo muito assustador. Então, quem quer se amedrontar pode se frustrar – contudo, o filme possui roteiro e direção acima da média.

___________________________________________

Ficha técnica:

Ouija: O Jogo dos Espíritos | Ouija | 2014 | EUA | 89 min. | Direção: Stiles White | Roteiro: Juliet Snowden, Stiles White | Elenco: Olivia Cooke, Ana Coto, Daren Kagasoff, Bianca Santos, Douglas Smith, Shelley Hennig, Sierra Hawkins, Lin Shaye.

Onde assistir:
Cena de "Ouija: O Jogo dos Espíritos"
Cena de "Ouija: O Jogo dos Espíritos"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo