Pesquisar
Close this search box.
Passos na Noite (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Passos na Noite

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Passos na Noite reúne os principais talentos do filme Laura (1944), a fim de repetir o seu sucesso. Contudo, o diretor Otto Preminger utiliza os atores Dana Andrews e Gene Tierney em papéis com perfis bem diferentes daquela película.

Os protagonistas

Desta vez, o detetive de Dana Andrews está longe de ser um modelo da corporação. Pelo contrário, pois ele recebe severas críticas por sua atitude agressiva. Realmente, ao vê-lo em ação, fica evidente que ele utiliza a violência para abordar os suspeitos. Como resultado, ele acaba batendo muito, mas também apanhando na mesma medida.

Quanto ao personagem de Gene Tierney, ela não é uma femme fatale. De fato, ela está até desglamurizada, como uma mulher simples que namora um malandro e cujo pai é acusado de assassiná-lo. Então, ela é ajudada pelo detetive interpretado por Dana Andrews. Em suma, um papel bem menos interessante daquela protagonista de Laura.

A trama

Em suma, a trama conta como o detetive de Nova York, Mark Dixon (Andrews), provoca, sem intenção, a morte de Ken Paine, o namorado de Morgan Taylor (Tierney), quando o interpela como testemunha de assassinato. Em seguida, Dixon esconde o corpo e tenta jogar a culpa pela morte no chefão criminoso Tommy Scalise. Enquanto isso, o pai de Morgan é acusado pela morte de Paine, o que coloca um dilema na consciência de Dixon.

Ou seja, a trama salienta a ousadia de Passos na Noite. Afinal, o protagonista, suposto herói do filme, é um policial abusivo, inclinado a fazer a justiça pelas próprias mãos. Em outras palavras, tão abominável quanto os criminosos que ele tenta combater. Aliás, abrindo um parêntese, vale destacar a figura do bandido Tommy Scalise, um dos mais asquerosos que o cinema já trouxe para as telas.

Como esperado, o filme abrirá uma oportunidade para a redenção de Mark Dixon. Apesar de essa conclusão não prejudicar o filme, a forma como se dá a resolução é um tanto decepcionante. Afinal, ele apenas prende os bandidos, mas o desfecho do caso se dá devido a uma confissão obtida em paralelo pelo chefe de polícia Thomas (Karl Malden em início de carreira).  

Com tudo isso, Passos na Noite se diferencia por ser um film noir cujo protagonista é um policial abusivo. Certamente, não era o filme de grande apelo popular planejado pela 20th Century Fox ao reunir seus astros. Mas, assim era Otto Preminger, o irascível diretor que não se curvava a ninguém.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Passos na Noite (Where the Sidewalk Ends) 1950. EUA. 95 min. Direção: Otto Preminger. Roteiro: Ben Hecht. Elenco: Dana Andrews, Gene Tierney, Gary Merrill, Bert Freed, Tom Tully, Karl Malden, Ruth Donnelly.

Onde assistir:
Passos na Noite (filme)
Passos na Noite (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo