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Personal Shopper (2016)
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Personal Shopper

Avaliação:
7/10

7/10

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Crítica | Ficha técnica

Não há respostas fáceis em Personal Shopper, a única certeza é que o filme é assustador.

Olivier Assayas ganhou o prêmio de melhor diretor em Cannes por Personal Shopper, um raro filme de arte dentro do gênero terror. Kristen Stewart interpreta Maureen, 27 anos, que recentemente perdeu seu irmão gêmeo. Ele morreu por uma deficiência cardíaca que ela também possui. A morte ocorreu na cidade de Paris, onde ela permanece porque aguarda o contato extra-sensorial do falecido, de acordo com um pacto entre eles, ambos médiuns.

Para sobreviver, Maureen trabalha como personal shopper para uma celebridade. Em certo momento, ela presencia uma aparição, mas que é agressiva e não é de seu irmão. Começa, então, a receber mensagens de texto de um desconhecido em seu celular, que podem vir do sobrenatural.

Terror

Quem assiste a Personal Shopper conhecendo sua indicação à Palma de Ouro, sabe que está diante de um filme de arte. Como resultado, isso o deixará desprevenido para as assustadoras aparições que Maureen presencia, principalmente quando passa a ser atacada por elas. Elas aparecem como espíritos, flutuando no ar, a princípio belos. Porém, em uma cena aterrorizante, assumem, de forma não clara, um rosto esquelético em fúria. A assombração provoca também movimentos em objetos, portas e ruídos estranhos. Ou seja, o terror também é material, como comprova a cena do assassinato brutal cujo resultado Maureen reluta encarar e cujo receio o espectador compartilha.

Contribui para a construção desse clima sombrio, na primeira parte do filme, a fotografia. A cargo de Yorick Le Saux, ela é extremamente escura, capturada à noite na casa onde o irmão de Maureen morreu, provavelmente somente com luz natural. A imagem ganha até granulação alta, para compensar a falta de iluminação. Assim, tudo isso torna a sequência mais orgânica, lembrando o efeito de filmes que imitam found footage.

Interpretações

Personal Shopper não entrega as soluções dos seus mistérios. Cabe ao espectador deduzir a partir das imagens que ele assiste. As mensagens anônimas que Maureen recebe em seu celular devem ser de Ingo, o amante da celebridade Kyra, já que é ele que vemos saindo do Hotel Crowne Plaza, local do encontro marcado via chat. Então, ele estava incitando a personal shopper a fazer coisas proibidas, como provar as roupas de Kyra e dormir na casa dela, e ainda levar as jóias Cartier ao quarto de hotel, provavelmente para incriminá-la posteriormente.

Essa dedução não descarta a presença da aparição no apartamento de Kyra, testemunhando a masturbação de Maureen, excitada ao vestir as roupas da celebridade. Nem a assombração que acreditamos entrar, invisível, no elevador e sair pela porta automático do Crowne Plaza.

Na cena final, Maureen duvida das aparições que viu, admitindo que tudo pode ser criação de sua própria imaginação. Nesse sentido, seria ela mesmo que se estava incitando à emoção do proibido, como provar as luxuosas roupas de sua empregadora. O fato de o espectador também presenciar as mesmas assombrações que Maureen não impede essa interpretação. Afinal, faz parte da narrativa do cinema a cumplicidade do personagem com o público.

Informação adicional para o público

Um detalhe, porém, coloca o espectador à frente da protagonista. Na casa da cunhada, Maureen está de costas para a janela da cozinha, onde se pode ver a aparição do irmão dela observando-a, sem que ela perceba. Portanto, quando ela duvida da existência de espíritos no fim do filme, o espectador sabe que ela está errada. Para a protagonista, no entanto, essa dúvida abre caminho para sua iluminação, para uma paz de espírito. Por isso, o filme corta de um close-up em seu rosto para um fade-out para o branco, em contraste absoluto com as imagens muito escuras da primeira cena do filme.

Kristen Stewart

Por outro lado, o que fica absolutamente claro é o talento da atriz Kristen Stewart. Aqui, ela prova um alcance muito além de seu papel na Saga Crepúsculo. Aliás, atestado que seu par nesses filmes, Robert Pattinson, também persegue em filmes de arte posteriores ao blockbuster.

O suspense imenso das cenas do assassinato e do ataque da assombração funcionam principalmente pela atuação de Kristen Stewart. Além disso, é notável a sua capacidade de manter a credibilidade quando veste as roupas proibidas da sua contratante e fica excitada a ponto de se masturbar em cima da cama da patroa.

Por esse desempenho, Olivier Assayas voltou a filmar com ela em seu subsequente filme, Acima das Nuvens (2014), no qual consegue mais uma magnífica interpretação da atriz.

Enfim, se você quer se assustar muito e ainda assistir um “filme cabeça”, Personal Shopper é uma rara oportunidade.


Personal Shopper (2016)
Personal Shopper (2016)
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