O filme O Homem Que Virou Suco (1980), de João Batista de Andrade, será o tema da sessão de cinema online e do debate promovido pelo Ponto MIS – Bate Papo de Cinema, em parceria com o SPCine Play.
A exibição online do filme acontece amanhã, 16 de maio, sábado, às 16h e o bate-papo vem logo a seguir, às 18h. O mediador na conversa será o cineasta Luan Cardoso, com participação especial do professor de cinema Bruno Cucio.
Sinopse do filme:
Em O Homem Que Virou Suco (Dir. João Batista Andrade, Brasil, 1981, 90min 16 anos) Deraldo (José Dumont), escritor de cordel, paraibano recém-chegado a São Paulo, é confundido com o operário Severino, nordestino, que em um ato de revolta assassina o patrão a facadas. Sem documentos para comprovar sua identidade e perseguido pela polícia, Deraldo é obrigado a fugir do quarto que aluga e, com isso, inicia um percurso de desencontros enquanto sobrevive na metrópole. Forçado a abandonar a venda de seus poemas, passa por diversos lugares, de servente de um coronel paraibano a operário da construção civil. Na condição de migrante é submetido, apesar de fundamental para o desenvolvimento da cidade, a uma série de preconceitos e explorações. Ao término do filme, quase desesperançoso, ele finalmente encontra Severino e, após comprovar sua inocência, retoma a produção artística para escrever um cordel intitulado O Homem Que Virou Suco, fazendo de sua carreira um poema de resistência da identidade nordestina.
No livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”, o crítico Luciano Ramos escreve que: “O filme pode ser visto como uma odisseia cômica, repleta de momentos engraçadíssimos.”
João Batista de Andrade dirigiu também Doramundo (1978), A Próxima Vítima (1983), O País dos Tenentes (1987), entre outros.
Para assistir à exibição online de O Homem Que Virou Suco, inscreva-se neste link.
O bate-papo ao vivo será transmitido no Canal do MIS no Youtube.
O Ponto MIS – bate-papo de cinema é um programa que traz uma sessão de cinema online seguida por bate-papo ao vivo no canal do MIS no YouTube.
Leia a crítica do filme aqui.