Pesquisar
Close this search box.
Por Trás dos Seus Olhos (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Por Trás dos Seus Olhos

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Por Trás dos Seus Olhos é um suspense intenso conduzido com imagens instigantes pelo diretor Marc Forster (de Guerra Mundial Z, entre outros), que lida com o perigo que pode vir da pessoa mais próxima de nós.

Em Bangkok, James (Jason Clarke) vive um casamento feliz com Gina (Blake Lively), uma mulher perto dos trinta anos que ficou cega quando era criança em um acidente de carro. Um transplante lhe devolve a visão de um dos olhos. Mas essa melhoria transforma o comportamento do marido quando este sente que Gina não está mais tão dependente dele. Isso arruína o relacionamento e leva a consequências trágicas.

A mudança em James está ligada ao desinteresse sexual que o abate após a cura de Gina. O efeito vem do fato de ele sentir que perdeu a posição de domínio sobre a sua supostamente frágil mulher. Isso começa a ficar claro quando o casal viaja a Barcelona, para visitar a família de Carla (Ahna O’Reilly), a irmã de Gina. Na vida de Carla, o tema sexo é muito presente. Assim, no passeio pela cidade à noite, todos entram em uma boate com apresentação de sexo ao vivo, mas James prefere não entrar, revelando um moralismo forte. Ele se incomoda também com a vontade que Gina agora demonstra de vestir roupas mais sensuais. Nem mesmo o jogo sadomasoquista inventado por ela estimula o marido. Aliás, só alimenta ainda mais as tendências perniciosas dele.

Recursos

A incerteza dos acontecimentos se percebe no filme na câmera tremida, com planos curtos, e nas tomadas subjetivas do ponto de vista de Gina, com a visão parcialmente recuperada. A bela fotografia do novato Matthias Koenigswieser, aliada a esse estilo moderno e fragmentado, lembra os filmes visualmente audaciosos de Terrence Malick. Aliás, no tema também, mergulhando na psicologia dos personagens.

O elenco está ótimo. Jason Clarke personifica um James que não é especialmente atraente, o que cria a insegurança que influencia seu desequilíbrio mental. Sua interpretação contida justifica a explosão de sentimentos sufocada dentro de si mesmo que o personagem extravasa em atos deploráveis. Blake Lively cresce a cada filme, geralmente interpretando mulheres fortes, como em Águas Rasas. E aqui sua interpretação é soberba, imediatamente conquistando a identificação do espectador. E, para completar, a ainda mais bela Ahna O’Reilly foi uma ótima escolha no papel coadjuvante da irmã de Gina. Muito parecida com Blake Lively, Ahna mostra a sensualidade elegante que o personagem exige para construir as sequências em que James começa a desmoronar, na Espanha.

Por Trás dos Seus Olhos foi lançado em 2016 no TIFF-Toronto International Film Festival, mas só chegou ao circuito de cinemas nos EUA em outubro de 2017. Aqui no Brasil, o filme só estreou em março de 2018, pela Paris Filmes. É um filme instigante, que merecia melhor distribuição.


Onde assistir:
Por Trás dos Seus Olhos (filme)
Por Trás dos Seus Olhos (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo