Em suma, o filme Quando Anoitece é um drama glacial sobre um homem que vê ruir o frágil equilíbrio de sua vida.
A trama
No clima frio de uma pequena cidade do estado de West Virginia, nordeste dos EUA, Cole Freeman (Philip Ettinger), de 30 e poucos anos, empurra com a barriga sua existência sem perspectivas.
Apesar de ele manter um emprego como enfermeiro, ganha mais dinheiro vendendo anfetaminas para alguns idosos e outros clientes. E como seu negócio é pequeno, ele não incomoda Everett (Marc Menchaca), o grande traficante da cidade.
Enquanto isso, Cole mora com os avôs, a quem ajuda financeiramente. E tem um relacionamento, mais sexual que romântico, com Charlotte (Stacy Martin).
Na verdade, esse aparente equilíbrio engana, porque esse modo de vida não é nada promissor. Logo, tudo começa a ruir quando um antigo amigo de infância, Terry (Cosmo Jarvis), retorna à cidade. Durante essa ausência, Terry viveu no mundo das drogas, e agora insiste para que Cole seja seu sócio para traficar na cidade.
Adicionalmente, Quando Anoitece insere outro acontecimento que abala a vida de Cole. Seu avô morre e, com isso, sua mãe retorna após fugir há décadas. Ainda ressentido, Cole não perdoa a mãe por ter ido embora.
Análise
Essencialmente, os esforços do filme se concentram no aprofundamento desse protagonista vazio, que se deixa levar pela correnteza. Quando sua vidinha ordinária começa a desmoronar, ele é obrigado a tomar as rédeas.
Desta forma, o longa-metragem, que se desenrola sem picos dramáticos, explode em cenas de ação na parte final. Enfim, a conclusão retrata em imagens a possibilidade de começar de novo a estória de sua vida a partir do zero.
Ficha técnica:
Quando Anoitece (The Evening Hour) 2020, EUA, 115 min. Dir: Braden King. Rot: Elizabeth Palmore. Elenco: Philip Ettinger, Stacy Martin, Cosmo Jarvis, Michael Trotter, Kerry Bishé, Marc Menchaca, Ross Partridge, Lili Taylor.
Trailer original:
O filme está na programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.