Pesquisar
Close this search box.
Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

O impacto do nazismo na perspectiva de uma menina judia é o tema do filme Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa.

Adaptação

Antes de tudo, é importante considerar que o filme adapta o livro de Judith Kerr que conta a experiência que vivenciou entre 1933 e 1935. Para isso, ela assume o alter-ego de Anna Kemper, uma menina de nove anos que vê sua confortável vida em Grunewald, bairro chique de Berlim, desabar com a ascensão do partido nacional-socialista de Adolf Hitler.

Porque o pai dela, Arthur Kemper, é um conhecido escritor que publica matérias críticas no jornal, ele e sua família são alvos potenciais das perseguições nazistas aos judeus. Assim, se inicia uma fuga por várias cidades, partindo de Berlim para Zurique, depois para uma pequena cidade suíça, para Paris, e, finalmente, para Londres.

Como resultado, essa peregrinação, que remete à história do povo judeu, esgota os recursos financeiros da família Kemper. Afinal o pai, sem conseguir trabalhar como antes, não ganha o suficiente, e matar a fome se torna um desafio diário. E daí vem o título do livro e do filme, pois o nazismo de Hitler se apossa de todos os bens que os Kempers deixaram em Grunewald, incluindo o coelho de pelúcia de Anna, simbolizando tudo o que eles possuíam.

A diretora Caroline Link

Sob outro aspecto, vale notar que diretora alemã Caroline Link trabalha aqui com um tema similar a Lugar Nenhum na África (2001), premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro e que conta a história de uma família judia que parte para o exílio em um país distante durante o período do nazismo. Aqui, em Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa, ela adota o cinema clássico. Nesse sentido, contando com uma fiel reprodução de época e dosadas narrações da personagem principal Anna.

Contudo, o maior trunfo do filme é levar para as telas uma abordagem do impacto do nazismo em seu início. Com isso, o filme pode ser assistido pelo público juvenil, já que os horrores dos extermínios em massa nos campos de concentração só aconteceriam posteriormente e, então, não fazem parte do longa. E, como os pais de Anna agiram rapidamente, a sua família conseguiu sobreviver, desfecho que conduz ao tom inesperadamente leve de Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa.  


Sinopse:

Uma garota judia-alemã dá seus primeiros passos na vida adulta, à medida que os eventos mundiais se intrometem em sua rotina feliz e despreocupada. Porém, aos 9 anos, Anna está muito ocupada com os trabalhos escolares e com os amigos para notar o rosto de Hitler nos cartazes estampados na Berlim de 1933. Quando seu pai desaparece e a família sai secretamente da Alemanha, a menina começa a entender que a vida nunca mais será a mesma. A partir daí, o que se segue é uma aventura corajosa, cheia de medo e incerteza.

O filme é uma adaptação do romance infantil semiautobiográfico de Judith Kerr (1923-2019).


Ficha técnica:

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa (Als Hitler Das Rosa Kaninchen Stahl) 2019, Alemanha, 119 min. Direção: Caroline Link. Roteiro: Caroline Link, Anna Brüggemann. Elenco: Carla Juri, Jusutus von Donahnyi, Oliver Masucci, Ursula Werner. Distribuição: A2 Filmes.

Trailer:

Saiba como nasceu o filme Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa.

Onde assistir:
Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa (filme)
Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo