Quando Voam as Cegonhas (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Quando Voam as Cegonhas

Avaliação:
9/10

9/10

Crítica | Ficha técnica

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Quando Voam as Cegonhas impressiona pela sua estética e pela mensagem pacifista.

O filme acompanha o drama de Veronika. Na primeira parte, ela e o noivo Boris transbordam de paixão, já planejando o casamento. Porém, começa a Segunda Guerra Mundial, E, para desgosto da moça, o rapaz se alista voluntariamente. Eles não conseguem se despedir, e ela fica sem notícias do noivo durante um longo tempo. Então, a contragosto, ainda sob o choque da perda dos pais em um bombardeio, ela aceita se casar com Mark, o primo de Boris.

Camada adicional de tristeza

Em paralelo, o espectador testemunha sua morte heroica, num breve momento em que o filme retoma a perspectiva de Boris após a partida para o front. Então, o público fica na peculiar posição de saber mais do que a protagonista Veronika. Assim, as esperanças que ela mantém de rever o noivo ganham uma camada adicional de tristeza.

Na sua última cena, Quando Voam as Cegonhas apresenta uma tocante mensagem contra a guerra. Primeiro, ela surge no discurso no retorno dos soldados que lutaram na guerra. Porém, o que mais impacta é a imagem de Veronika, se recompondo da perda do noivo. Ela distribui para as pessoas ao seu redor as flores que levara para ele, enquanto observa novamente no céu as cegonhas voando, como na primeira parte do filme.

Romance trágico pacifista

Na verdade, é o esmero estético do diretor Mikhail Kalatozov que torna esse romance pacifista tão impactante. Por exemplo, na sequência inicial que mostra Veronika e Boris passeando apaixonados pela cidade na madrugada, os planos são belíssimos. O cuidado para enquadrar a arquitetura com uma perfeição harmoniosa transmite a sensação do momento perfeito que vivem esses protagonistas. Da mesma forma, a trilha sonora orquestrada é arrebatadora, até um pouco exagerada. Como resultado, tudo isso contrastará com os trechos onde a guerra quebra essa felicidade.

De fato, a partir do início da guerra, entra a câmera na mão que proporciona planos tremidos, e os sons de bombas e outros ruídos substituem a música. Por exemplo, Veronika corre pelas ruas desesperada para tentar se despedir de Boris com a câmera trêmula. Aliás, na cena em que Mark assedia Veronika o filme incorpora influências do Expressionismo Alemão, e cria um tom quase de pesadelo.

Em suma, Quando Voam as Cegonhas conduz o espectador a uma experiência visualmente deslumbrante que reforça os momentos dramáticos de sua bela estória. Em seguida, Mikhail Kalatozov realizaria outro filme sobre o mesmo tema, A Carta Que Não Se Enviou (1960), contando novamente com a mesma atriz Tatyana Samoylova.

___________________________________________

Ficha técnica:

Quando Voam as Cegonhas (Letyat zhuravli) 1957. União Soviética. 95 min. Direção: Mikhail Kalatozov. Roteiro: Viktor Rosov. Elenco: Tatyana Samoylova, Aleksey Batalov, Vasiliy Merkurev, Aleksandr Shvorin, Svetlana Kharitonova.

Onde assistir:
Quando Voam as Cegonhas (filme)
Quando Voam as Cegonhas (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo