A divertida comédia Quem Matou Lady Winsley? traz uma trama de detetive para desvendar o culpado por um crime misterioso.
Na pequena ilha turca de Büyükada, acontece o assassinato de uma escritora estadunidense. Então, o inspetor Fergan chega de Istambul para liderar a investigação. A principal pista é a gota de sangue que a polícia encontra num dos olhos da vítima. Porém, ao coletar amostras de DNA dos principais suspeitos, percebe que todos apresentam resultados semelhantes. A situação cômica do filme trabalha o fato de que a maioria deles é descendente de um homem bonitão, com a cara do Clark Gable, que teve casos com várias mulheres e gerou muitos filhos ilegítimos.
Com isso, a investigação de Fergan agora não só desvenderá o culpado pelo assassinato, mas também revelará as mulheres que foram infiéis no passado. A população se revolta contra o inspetor, e logo descobrem que ele é um curdo, povo que ainda sofre preconceito na Turquia. Essa revelação abala Fergan, pois ele desconhecia essa sua origem.
Origem curda
O próprio diretor do filme, Hiner Saleem, também tem origem curda. Por isso, insere o tema em sua filmografia desde sua estreia com Vive la mariée… et la libération du Kurdistan (1998), realizado na França. Nascido no Iraque, Hiner Saleem iniciou a carreira na França e depois se fixou na Turquia.
A trama principal de Quem Matou Lady Winsley? funciona como um típico whodunit, ou seja, um filme para descobrir quem é o culpado por um crime. Aliás, a investigação conduz o tom do filme. A comédia existe para dar leveza e um toque de absurdo na estória, mas não pretende provocar gargalhadas. Adicionalmente, o longa ainda abre espaço para um sutil romance entre o inspetor Fergan e a recepcionista do hotel, relação destacada pela fotografia em tons quentes.
Além disso, o filme possui um momento de alto teor dramático. E isso acontece quando o inspetor volta para casa e questiona sua mãe por ter escondido sua origem curda. Nesse ponto, Quem Matou Lady Winsley? se torna sério e aborda a questão do preconceito racial contra essa etnia.
Porém, acima de tudo, o filme de Hiner Saleem é divertido. Em suma, é como uma estória de Agatha Christie com comédia.
___________________________________________
Ficha técnica:
Quem Matou Lady Winsley? (Lady Winsley) 2019. Turquia. 100 min. Direção: Hiner Saleem. Roteiro: Thomas Bidegain, Hiner Saleem, Véronique Wüthrich. Elenco: Mehmet Kurtulus, Ezgi Mola, Senay Gürler, Ergun Kuyucu, Turgay Aydin, Korkmaz Aslan, Lila Gürmen.