Capa do dvd "Quem Quer Ser um Milionário?"
[seo_header]
[seo_footer]

Quem Quer Ser um Milionário?

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Com o passar do tempo, o cheiro de engodo que Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2008) exala fica ainda mais forte. Danny Boyle, o outrora audacioso diretor de obras como Trainspotting (1996), realiza aqui um filme feito para agradar. Primeiro, pela própria história que conta, do favelado que se torna milionário num concurso em um programa de televisão e é acusado de trapacear. Segundo, por se apropriar de influências como se fosse uma cópia (de Cidade de Deus [2002]) ou uma homenagem interesseira mal pesquisada (ao cinema indiano).

Danny Boyle atingiu seu objetivo, pois o filme alcançou uma bilheteria mundial de mais de 378 milhões de dólares. Além disso, venceu oito Oscars, incluindo nas categorias filme, direção, roteiro adaptado, fotografia e edição. Neste último quesito, o editor Chris Dickens deve muito a Daniel Rezende, responsável por essa função em Cidade de Deus. Isso fica evidente ao compararmos as sequências, presente nos dois filmes, de perseguição às crianças no meio da favela – com direito à presença de uma galinha na corrida.

Masala desequilibrada

A trama toda se passa em Mumbai, como no livro do diplomata Vikas Swarup que deu origem ao roteiro. Então, seria natural que o britânico se deixasse influenciar pelo cinema indiano para realizar seu filme, até como uma (re)aproximação cultural com a ex-colônia da Inglaterra. E essa mistura do estilo frenético e brutal de Boyle com o colorido e agitado filme popular de Bollywood poderia render uma saborosa masala. Mas o realizador inglês parece pouco permeável a essa influência estrangeira. Prefere inserir toques da escatologia dos seus primeiros trabalhos (o menino que salta no buraco do banheiro cheio de fezes) do que o tom mais ingênuo dos filmes de ação indianos. Fazem falta os números musicais surgindo de repente no meio do enredo – e o final típico com os atores dançando falha em alcançar a apoteose festiva dos encerramentos bollywoodianos.

De fato, a homenagem concreta do filme ao cinema indiano se resume à visita do astro   Amitabh Bachchan à comunidade do protagonista, o que enseja uma montagem com o ator em alguns de seus filmes.

Estrutura narrativa

O tema de Quem Quer Ser um Milionário? se aproxima de Cidade de Deus. Nos dois filmes, os protagonistas nascem em uma favela e se envolvem com bandidos. Um deles opta por seguir uma vida honesta. Porém, o outro prefere o crime. O maior diferencial é a oportunidade que o protagonista honesto ganha aqui, ao participar de um programa de televisão que premia o candidato conforme ele acerta as perguntas do jogo. A maioria das perguntas são inacreditavelmente fáceis, o que acentua a impressão de superficialidade do filme – mas provavelmente só assim conseguiram elaborar o enredo.

Reside aí, na estrutura narrativa, o que o filme tem de mais atraente. O protagonista Jamal (Dev Patel) precisa convencer o inspetor da polícia (interpretado por Irrfan Khan) que ele não trapaceou no programa. Para isso, explica como sabia as respostas de todas as perguntas, contando os episódios da sua vida que o permitiram aprender essas informações. Dessa forma, através de flashbacks, o enredo pode contar a trajetória do personagem, desde suas origens até chegar ao concurso. Para não complicar muito para o espectador, as perguntas acompanham a cronologia da sua vida (mais uma forçada de barra). Por fim, os acontecimentos paralelos convergem os destinos de Jamal, seu irmão bandido Salim (Madhur Mittal) e sua amada Latika (Freida Pinto).

Com tudo isso, Quem Quer Ser um Milionário? resulta numa experiência agradável, que imediatamente faz o espectador torcer pelo protagonista de origem humilde que pode ficar rico. Tal impressão surge na primeira vez que o assistimos, mas as revisões evidenciam os truques baratos que Danny Boyle empregou para agradar o público.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Quem Quer Ser um Milionário? | Slumdog Millionaire | 2008 | 120 min. | Reino Unido, França, EUA, Índia | Direção: Danny Boyle | Roteiro: Simon Beaufoy | Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Irrfan Khan, Saurabh Shukla, Anil Kapoor, Raj Zutshi, Madhur Mittal, Azharuddin Mohammed Ismail, Ayush Mahesh Khedekar.

Onde assistir:
Cena do filme "Quem Quer Ser um Milionário?"
Cena do filme "Quem Quer Ser um Milionário?"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo