Rápida Vingança (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Rápida Vingança

Avaliação:
7.5/10

7.5/10

Crítica | Ficha técnica

Rápida Vingança (Faster, 2010) mistura de filmes de ação dos anos 1970 com trama de faroeste.

Apesar de ser a primeira vez que George Tillman Jr. dirige um filme de ação, ele não decepciona. Versátil, ele realiza trabalhos acima da média transitando entre diversos gêneros. Fez, por exemplo, a cinebiografia Homens de Honra (Men of Honor, 200), com Cuba Gooding Jr. e Robert De Niro e o romance A Longa Jornada (The Longest Ride, 2015), do livro de Nicholas Spark. Recentemente, seu drama antirracista O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give, 2018) ganhou muitos elogios de público e crítica.

Além de George Tillman Jr., Rápida Vingança se beneficia também da experiência de sua dupla de roteiristas. Os irmãos Tony Gayton e Joe Gayton costumavam trabalhar separadamente. Entre outros filmes, Tony é responsável pelo roteiro de Cálculo Mortal (Murder by Numbers, 2002), suspense com Sandra Bullock dirigido por Barbet Schroeder. Já Joe despontou com De Volta para o Inferno (Uncommon Valor, 1983), com o qual o diretor Ted Kotcheff tentou repetir o sucesso de Rambo (1982). Ademais, Joe se aventurou na direção, como em Vivendo no Limite (Sweet Jane, 1998), cujo roteiro ele escreveu. Juntos, os irmãos Gayton criaram a série Inferno sobre Rodas (Hell on Wheels, 2011-2016).

A história

O roteiro de Rápida Vingança consegue instigar o espectador com três linhas narrativas paralelas. A principal traz Driver (Dwayne Johnson), que sai da prisão com sede de vingança pela traição em um esquema de roubo que levou à morte o seu irmão. A segunda linha coloca os policiais Cop (Billy Bob Thornton) e Cicero (Carla Gugino) na investigação da série de assassinatos que Driver comete. Por fim, acompanhamos Killer (Oliver Jackson-Cohen), um jovem e letal matador de aluguel contratado para eliminar Driver. Como se pode notar, esses três personagens principais não são identificados por seus nomes. E, unindo todas essas tramas, paira o mistério de quem é o chefão por trás de tudo isso.

Tal como em Caçador de Morte (The Driver, 1978), de Walter Hill, o protagonista é um habilidoso motorista, o que permite que o filme tenha cenas de perseguições de carros. Rápida Vingança tem duas, ambas emocionantes. A primeira no flashback do assalto, e o segundo no embate entre Driver e Killer numa estrada no deserto estadunidense. Além disso, o carro de Driver é um Chevelle do início dos anos 1970, o que adicional nostalgia ao longa.

Por outro lado, a trama de Driver lembra um faroeste. O herói, taciturno e de poucas palavras, empenha uma jornada solitária de vingança, matando a sangue-frio aqueles que o traíram. Inclusive, sua primeira vítima morre com um tiro certeiro no meio da testa, cena típica do gênero. Em certo momento, o rival Killer comenta que Driver é rápido, mais rápido do que ele, provocando o mito do pistoleiro rápido do Velho Oeste. Ademais, uma outra briga acontece, essa de facas, o que também era comum nos westerns.

Personagens complexos

No entanto, estamos na seara do faroeste psicológico. Conforme o filme avança, Driver mostra novas camadas de sua personalidade. Não sente nada no primeiro assassinato, mas o segundo é um odioso pedófilo, fato que não o impediria de matar, mas que permite uma justificativa moral que a policial Cicero ressalta. Depois, desconfiamos que sua próxima vítima será uma mãe de dois filhos. Porém, logo descobrimos que ela é sua ex-namorada, que tocou sua vida depois que ele foi preso. Quando ele liquida o guarda-costas, o faz numa briga limpa, e ainda atende o último desejo da vítima. Em seguida, perdoa o pastor, que é uma pessoa arrependida. Por cima de tudo isso, ainda há um trauma da infância, pois o padrasto de Driver o maltratava.

Os outros dois personagens principais também possuem suas complexidades. O Cop, de Billy Bob Thornton, se afunda nas drogas e tenta se reconciliar com a esposa e ser um bom pai para seu filho ainda criança. O matador Killer é bonitão, milionário, exímio esportista e atirador, faz terapia porque está viciado em adrenalina, e possui compulsão em ser o melhor em tudo. Mas, ele também quer uma vida normal com sua namorada Lilly (Maggie Grace). Além disso, no passado ele era uma criança com pernas paralíticas, o que pode explicar sua obsessão atual por tirar o máximo proveito da vida.

Enfim, não deixe que a presença de Dwayne “The Rock” Johnson influencie sua percepção de Rápida Vingança. Experimente e comprove que este não é mais um dos filmes de ação superficiais e tolos que o ator às vezes costuma estrelar.

___________________________________________

Ficha técnica:

Rápida Vingança | Faster | 2010 | Estados Unidos | 98 min | Direção: George Tillman Jr. | Roteiro: Tony Gayton, Joe Gayton | Elenco: Dwayne Johnson, Billy Bob Thornton, Maggie Grace, Carla Gugino, Oliver Jackson-Cohen, Tom Berenger, Courtney Gains, Matt Gerald, Moon Bloodgood, Aedin Mincks, Michael Irby, Adewale Akinnuoye-Agbaje.

Onde assistir:
Rápida Vingança (filme)
Rápida Vingança (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo