Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo (poster do filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo (Rebel Moon: Part One – A Child of Fire) é o segundo filme de Zack Snyder para a Netflix. O primeiro, o heist movie com zumbis Army of the Dead (2021), não empolgou. Este novo tem pretensões de se transformar em uma saga (um novo Star Wars, por tantas similaridades que apresenta). Vai depender se esse capítulo inicial, dividido em duas partes, vai emplacar.

A história se passa em outra galáxia, mas começa num ambiente que remete aos tempos medievais, num planeta agrícola. Quando o emissário do império do Mundo-Mãe chega ao local para extorquir os agricultores, a forasteira Kora (Sofia Boutella) decide ajudá-los. Para isso, parte pelo espaço a fim de recrutar guerreiros para o seu grupo de resistência. (Veja mais detalhes da trama na sinopse oficial abaixo.)

O cenário é todo construído em computação gráfica. Alguns deles trazem belíssimos mundos de fantasia, como o horizonte que ostenta muito próximo um planeta como Saturno com seus anéis. Mas outros soam demasiadamente artificiais. Não faltam, também, várias criaturas alienígenas, que vão desde variantes metamórficas de humanos até outras completamente viajantes.  

Nas várias cenas de combates, Zack Snyder recorre às variações de velocidade (da câmera lenta ao acelerado) como costuma fazer desde 300 (2006). Mas se perde na montagem em alguns momentos, notoriamente no grande confronto final, quando fica difícil entender o que acontece em meio a tantas explosões.

Personagens

Sob outro aspecto, o excesso de personagens importantes (todos os recrutados para o time) condena alguns deles a uma participação passiva. Quando eles entram em cena, a maioria ganha o direito de demonstrar suas habilidades. Porém, depois, quando chega a hora de entrarem em ação, no confronto final, fazem muito pouco. Ou talvez façam mais, mas aparecem somente em um ou outro plano curto. Pelo menos, a protagonista Kora tem uma história interessante, inclusivo sobre seu passado misterioso, o que pode sustentar possíveis sequências.

Numa visão otimista, essa primeira parte serve apenas como introdução, e a segunda é que realmente fará a narrativa andar. Então, resta esperar até 19 de abril de 2024, quando estreia Rebel Moon – Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes (Rebel Moon: Part Two – The Scargiver).

___________________________________________

Sinopse oficial

Após fazer um pouso de emergência em uma lua localizada nos confins do universo, Kora, uma jovem que guarda um passado misterioso, dá início a uma nova vida numa colônia pacífica de fazendeiros. Ela logo se transforma na única esperança de sobrevivência desse povo quando o tirânico regente Balisarius (Fra Fee) e seu cruel emissário, o Almirante Noble (Ed Skrein), descobrem que os agricultores venderam suas safras para os irmãos Bloodaxe (Cleopatra Coleman e Ray Fisher), os líderes de um grupo de insurgentes caçados pelo Mundo-Mãe.

Encarregados de encontrar pessoas dispostas a arriscar a vida em defesa do povo de Veldt, Kora e Gunnar (Michiel Huisman), um fazendeiro bondoso e ingênuo para a realidade da guerra, viajam entre mundos à procura dos irmãos Bloodaxe e conseguem reunir um pequeno grupo de guerreiros que têm em comum uma necessidade de redenção: o piloto e assassino de aluguel Kai (Charlie Hunnam), o lendário General Titus (Djimon Hounsou), a espadachim Nêmesis (Doona Bae), o prisioneiro com um passado real Tarak (Staz Nair) e Milius (E. Duffy), integrante da resistência.

No retorno a Veldt, Jimmy (voz de Anthony Hopkins na versão em inglês), um robô antigo que se escondeu para acompanhar o grupo, desperta com um novo propósito. No entanto, esses novos revolucionários precisarão aprender a confiar uns nos outros para lutar em conjunto antes que os exércitos do Mundo-Mãe os aniquilem. (fonte: Netflix Media Center)

___________________________________________

Ficha técnica:

Rebel Moon – Parte 1: A Menina do Fogo | Rebel Moon: Part One – A Child of Fire | 2023 | 133 min | EUA, Hungria, Suécia, Dinamarca, Reino Unido | Direção: Zack Snyder | Roteiro: Zack Snyder, Kurt Johnstad, Shay Hatten | Elenco: Sofia Boutella, Djimon Hounsou, Ed Skrein, Michiel Huisman, Bae Doona, Ray Fisher, Charlie Hunnam, Anthony Hopkins (voz), Staz Nair, Fra Fee, Cleopatra Coleman.

Distribuição: Netflix.

Onde assistir:
Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo (cena do filme)
Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo (cena do filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo