Receita Secreta (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Receita Secreta

Avaliação:
3/10

3/10

Crítica | Ficha técnica

O ingrediente especial de Receita Secreta não afasta a ideia de que o filme parece feito para a TV.

A princípio, parece que o filme seguirá as ousadias da série Weeds (2005-2012), que traz Mary-Louise Parker como uma viúva com dois filhos pequenos que começa a vender drogas para sustentar a família. E, realmente, a trama é muito similar.

O enredo

Em suma, a história de Receita Secreta traz um grupo de cinco senhoras idosas que se arrisca a colocar maconha como um dos ingredientes de um dos cookies da recém-inaugurada doceria. Um pouco antes, elas foram ludibriadas por um estelionatário que lhes levou suas economias. E justamente quando uma delas mais precisava do dinheiro para um tratamento de câncer. Assim, nasce a necessidade do empreendedorismo tardio como solução para resolver as finanças da turma.

Análise

À primeira vista, o filme agrada com sua sequência inicial. Nela, a narrativa antecipa um momento de perigo da estória, quando um traficante aponta uma arma para as senhoras. Dessa forma, surge o pretexto para iniciar o relato, a partir da narração de Millie, uma das protagonistas. De maneira semelhante a Woody Allen, a locução tem um tom engraçado, fazendo humor sarcástico ao apresentar cada uma das membras do grupo.

Contudo, esse clima logo se perde com um uso intenso demais da trilha sonora, formada por músicas alegrinhas que sufocam o espectador. Enquanto isso, o roteiro se esforça para tentar imprimir características marcantes a cada uma das cinco protagonistas. Entretanto, a busca para encontrar um problema específico individualizado, a ser resolvido ao longo da trama, soa forçado e, inevitavelmente, desemboca em clichês. Para piorar, o filme inclui uma vizinha ciumenta disposta a estragar o plano das senhoras, um personagem óbvio em comédias rasteiras.

Ao lado dessa gama de personagens estereotipados, temas batidos são explorados. Essencialmente, se aborda o politicamente correto. Entre eles, o amor na terceira idade, o relacionamento lésbico, bem como a amizade. Até mesmo o ingrediente da contravenção, ou seja, o uso da maconha, acaba sendo aliviado. Afinal, no final uma das personagens comenta que seu uso será legalizado em poucos meses naquele estado dos EUA. Então, se por um lado isso serve para manter a moralidade da estória, por outro, desperdiça o único elemento de ousadia desse filme.

Sessão da tarde

Com tudo isso, o desenrolar da estória se torna totalmente previsível. E, para piorar, as atuações do elenco em geral são sofríveis, especialmente pelos exageros das personagens Yvonne (Trish Powell) e Kingpin Paint, o traficante vivido por Matthew E.G. Jones.

Como resultado, Receita Secreta é uma desinteressante comédia típica de sessão da tarde na televisão, mesmo com a inclusão da maconha na estória. Uma bola fora do jovem diretor indiano Mehul Shah, ainda em início de carreira.

___________________________________________

Ficha técnica:

Receita Secreta (Nana’s Secret Receipt) 2020. EUA. 104 min. Direção: Mehul Shah. Roteiro: Mehul Shah, Yolanda Avery. Elenco: Linda Bradshaw, Nancy L. Gray, Cinda Donovan, Trish Powell, Charlotte White, Michelle Sherrill, Matthew E.G. Jones, Aaron Carolina.

Distribuição: A2 Filmes.

Trailer:
Onde assistir:
Receita Secreta (filme)
Receita Secreta (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo