Rogai Por Nós (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Rogai Por Nós

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Rogai Por Nós cria o terror a partir da fé em milagres. Especificamente, desenvolve o versículo Mateus 7:15 que diz: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.” Aliás, como indicam os seus créditos finais.

Após um rápido prólogo que acontece em 1845, a história acompanha Gerry Fenn, um jornalista sensacionalista de Boston. Quando surge um boato sobre vacas mutiladas em Banfield, ele parte para essa pequena cidade. Mas, chegando lá, descobre que não há nada de extraordinário. Então, ele descobre uma boneca escondida em uma árvore velha e a quebra, para inventar uma notícia e vende-la.

Porém, ele acaba testemunhando um milagre no mesmo local, quando ajuda uma adolescente surda e cega. Ele acredita que a ouviu falar e, no dia seguinte, isso se confirma, e ela ainda cura um menino com as pernas paralisadas, através da Virgem Maria. Então, Gerry aproveita para vender a história e logo ela se espalha pelo mundo todo, atraindo centenas de fiéis à cidadezinha. No entanto, todos estão sendo enganados por uma entidade do mal.

Estreia de Evan Spiliotopoulos

Rogai Por Nós marca a estreia do roteirista Evan Spiliotopoulos na direção, adaptando o livro “Shrine” de James Herbert. Realiza um trabalho competente, mas não acrescenta nada de novo ao gênero. Ao invés de construir um clima aterrorizante, o filme recorre aos jump scares, que apenas provocam sustos rápidos. A feição da entidade malévola não provoca medo, mas pelo menos a forma como ela se movimenta é bem arrepiante. Para isso, os efeitos visuais alternam a velocidade de seus movimentos, criando uma estranheza sinistra.

Sam Raimi, especialista em terror que dirigiu filmes como Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (Evil Dead, 1981) e Arraste-me para o Inferno (Drag Me To Hell, 2009), é um dos produtores de Rogai Por Nós. Porém, parece que isso não contribuiu para torná-lo melhor.

Quanto aos personagens, Gerry Fenn, interpretado por Jeffrey Dean Morgan, começa como um descrente e desonesto jornalista. Após presenciar as aparições sobrenaturais e um milagre verdadeiro, no fim do filme ele está transformado, disposto a trabalhar honestamente e agora acreditando na fé religiosa.

Já a menina Alice, papel da estreante Cricket Brown, inocentemente acredita que recebeu uma graça divina. Na conclusão, ela percebe que está sendo usada, e um milagre lhe salva a vida, mas não cura suas deficiências.

Apesar de lidar com uma falsa aparição da Virgem Maria, Rogai Por Nós não ofende nenhuma religião. Porém, alerta para que todos desconfiem de supostos milagres. E, para que isso não soe polêmico, a trama insere um milagre divino antes da conclusão, quando a menina é salva. Assim, o filme confirma que é inofensivo. Em outras palavras, não assusta nem durante nem depois de sua exibição.     

___________________________________________

Ficha técnica:

Rogai Por Nós (The Unholy) 2021. EUA. 99 min. Direção e roteiro: Evan Spiliotopoulos. Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Cricket Brown, William Sadler, Cary Elwes, Katie Aselton, Christine Adams.

Distribuição: Sony

Trailer:
Onde assistir:
Rogai Por Nós (filme)
Rogai Por Nós (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo