O cineasta Pol Rodríguez se associa ao experiente Isaki Lacuesta para realizar seu segundo longa, Segundo Prêmio, que estreia por aqui na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, dentro da seção Perspectiva Internacional.
O filme da dupla espanhola é a dramatização da história da banda de indie rock Los Planetas. O enredo se passa no final da década de 1990, em Granada. Após o sucesso do primeiro disco, voltado ao pop rock, e o fracasso do segundo, com pegada psicodélica, o baterista e a baixista saem do grupo. Sobram o guitarrista e o vocalista, este ex-namorado da baixista May. Dois músicos substitutos são recrutados, mas a banda entra em crise. O guitarrista mergulha nos vícios das drogas e das bebidas, e o cantor não consegue superar a sua separação de May.
Famosos anônimos
Com exceção da moça, os demais músicos não têm nome no filme. Essa opção talvez busque enfatizar a inquebrável relação do vocalista com May. Porém, se for só por isso, não compensa os contras dessa decisão. O mais grave resulta na dificuldade de se distinguir quem é o guitarrista e quem é o cantor em muitas cenas. Afinal, o vocalista é também guitarrista, e ambos assumem a narração do filme com voz em off. May também ganha esse privilégio, o que mostra que os realizadores quiseram dar muita importância a esse membro original da banda.
Faz sentido que os dois líderes se confundam, pois, em certo momento, as imagens deles se fundem para ilustrar que eles necessariamente se completam. Em todo caso, dar nomes aos personagens descomplicaria o que não precisa ser confuso. Além disso, ainda faria jus à importância que os novos músicos têm para o grupo – em especial o baterista, que não tolera a falta de profissionalismo.
Confundir o espectador, na verdade, entra no bojo das intenções dos diretores Isaki Lacuesta e Pol Rodríguez, que buscam assim retratar esse período turbulento do Los Planetas. Por isso, o real e o imaginário se misturam a toda hora, às vezes ilustrando o pensamento de algum personagem, às vezes tentando transmitir o seu desnorteamento. Narrativas fragmentadas, cenários que se alternam e fotografia em tons variados fazem parte desse coquetel musical dramático e cheio de angústias.
Segundo Prêmio funciona mais como provocador de sensações do que como drama narrativo.
___________________________________________
Ficha técnica:
Segundo Prêmio | Segundo Premio / Saturn Return | 2024 | Espanha, França | 109 min. | Direção: Isaki Lacuesta, Pol Rodríguez | Roteiro: Isaki Lacuesta, Fernando Navarro | Elenco: Daniel Ibáñez, Cristalino, Stéphanie Magnin, Mafo, Chesco Ruiz, Edu Rejón.