Sem Limites (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Sem Limites

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

O acelerado ritmo de Sem Limites se conecta com sua estória, sobre o NZT, uma droga revolucionária que estimula o cérebro do seu usuário, atingindo QI de extraordinários quatro dígitos. O lado ruim, como toda droga tem, é que ela cria uma dependência extrema, e a ausência da substância deteriora rapidamente a vítima, levando-o à morte. Como a produção de NZT é restrita e ilegal, os dependentes recorrem a meios violentos para obtê-la.

O protagonista Eddie Morra (Bradley Cooper) está em crise. Ele não consegue escrever o livro para o qual foi contratado e seu fracasso leva ao fim do seu namoro. Então, experimenta o NZT, e sua inteligência e sua criatividade crescem exponencialmente. Com ela, Eddie consegue escrever não só um, mas vários livros. Além disso, aprende a lutar a partir de cenas de filmes de ação e até aprende idiomas novos de um dia para outro. Logo, sua ambição cresce, e ele usa suas habilidades novas para ganhar dinheiro no mercado financeiro. Nesse sentido, o multimilionário financista Carl Van Loon (Robert De Niro) o contrata. Porém, a inconstância no suprimento da droga, para seu uso e para suprir um novo usuário que era seu credor, põe em risco seu trabalho e sua vida.

Direção de Neil Burger

O diretor Neil Burger é conhecido por filmes como O Ilusionista (2006) e Divergente (2014). Aparentemente, Clube da Luta (1999) de David Fincher serviu de influência para o diretor Neil Burger construir Sem Limites. Afinal, ele espelha o seu visual moderno e frenético, inclusive usando recursos gráficos para os momentos em que Eddie Morra está sob influência da droga. Ou seja, letras aparecem na tela, e o raciocínio alterado do protagonista é ilustrado com letras e números que surgem no teto de seu quarto. Mais de uma vez, ele mostra o personagem que toma a droga ver a si mesmo, como se o raciocínio fosse tão veloz que resultasse nesse efeito. Alguns truques são estonteantes, como quando a câmera atravessa por dentro dos carros na rua.

Aliás, a sequência inicial é arrebatadora. Ouvimos uma trilha empolgante junto com a narração do protagonista. E a câmera sobe da rua até a cobertura de Eddie Morra, que se encontra de pé na mureta, prestes a se suicidar. Sabemos que ele está em perigo, porque alguém está tentando arrombar sua porta. A partir daí começa a estória, em flashback, para contar como ele chegou nessa situação.

“Sem Limites” é uma alucinante narrativa sobre os efeitos das drogas, aqui retratados em versão fantasiosa. Por outro lado, vale também como uma fábula a respeito de como o poder pode arruinar uma pessoa. Como demonstra, os usuários da droga não conseguem resistir à tentação de reviver as habilidades sobre-humanas resultantes dela, e acabam definhando até a morte com a sua falta.

Assim, embalado em um visual moderno, é um filme que merece ser assistido.

___________________________________________

Ficha técnica:

Sem Limites (Limitless, 2011) EUA. 105 min. Dir: Neil Burger. Rot: Leslie Dixon. Elenco: Bradley Cooper, Robert De Niro, Abbie Cornish, Andrew Howard, Anna Friel, Johnny Whitworth, Tomas Arana, Robert John Burke, Darren Goldstein, Ned Eisenberg, T.V. Carpio, Richard Bekins, Patricia Kalember, Cindy Katz, Brian Anthony Wilson, Meg McCrossen.

Imagem Filmes

Assista: trailer do filme Sem Limites

Onde assistir:
Sem Limites (filme)
Robert DeNiro e Bradley Cooper
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo