Nesta terça-feira (23/08) às 18h30, acontece uma sessão especial de pré-estreia de Onoda – 10 Mil Noites na Selva (Onoda, 10 000 nuits dans la jungle) seguida de bate-papo, no Reserva Cultural em São Paulo.
Leia a crítica do filme, em texto de Sérgio Alpendre.
A história do filme se baseia em fatos. No Japão, 1944, o soldado Hiroo Onoda de 22 anos, descobre uma filosofia contrária à linha oficial: nada de suicídio, fique vivo aconteça o que acontecer, a missão é mais importante do que qualquer outra coisa. Onoda parte para uma pequena ilha das Filipinas, onde os americanos estão prestes a desembarcar. Sua função consiste em travar uma guerrilha até o retorno das tropas japonesas. O Japão se renderá logo depois, mas Onoda vai continuar a guerra por ele mesmo por mais 10.000 dias.
O bate-papo contará com as presenças dos convidados:
Camilo Onoda Caldas – Advogado, professor e escritor. Camilo é também sobrinho-neto de Hiroo Onoda, tenente japonês cuja história é retratada no filme.
Cacau Ideguchi – Bacharel em Jornalismo com especialização em Cultura, é mestranda em Cultura Japonesa na FFLCH-USP, e membro do Grupo de Estudos Okinawanos (GEOki/USP). Atualmente é produtora de conteúdo no Portal Japonismos.
Informações e ingressos: clique aqui.
(foto: conta da Imovision no Instagram)