Pesquisar
Close this search box.
Seus Olhos Dizem (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Seus Olhos Dizem

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

No drama romântico japonês Seus Olhos Dizem, o obstáculo para o amor do casal protagonista vem de fora. Mas, não se trata da deficiência visual da mocinha Akari, pois o filme lida bem com essa característica, assim como o jovem galã Rui. Porém, o rapaz é um famoso ex-lutador de kickboxer que se envolveu em lutas clandestinas para a máfia, e esta continua a exigir seus serviços. Acontece que ele passou anos na prisão por causa disso, e se arrepende por ter causado a morte de um pai de família. Então, agora prefere levar uma vida modesta, como um anônimo vigia de estacionamento.

Até que surge em sua vida Akari, que costumava assistir a novela com o antigo vigia. A sorridente moça tem uma atitude otimista e aberta que é completamente o oposto do fechado e taciturno Rui, porém este imediatamente se sente atraído por ela. Demora bastante para ele revelar seu passado para Akari, e nesse processo ela também se apaixona. Quando Rui descobre que seus erros estão conectados com o acidente que levou à perda da visão da sua amada, ele aceita entrar numa luta clandestina para ganhar dinheiro suficiente para pagar uma cirurgia nos olhos de Akari. Porém, uma tragédia altera os seus sonhos.

Opostos que se atraem

Seus Olhos Dizem trabalha bem as personalidades opostas de Akari e Rui. A aparente ingenuidade da moça consegue, aos poucos, penetrar nos segredos do rapaz. Porém, o mais interessante é que os dois estão muito mais conectados em suas profundezas do que nas aparências. Por um lado, porque o mesmo evento causou a desgraça dos dois. Por outro, porque Akari esconde, por trás de seu sorriso, uma tristeza imensa por se sentir culpada pela perda dos pais. Além disso, ela apenas finge ser ingênua, diante do assédio sexual do seu chefe, que ela suporta, até certo limite, para manter seu emprego, pois sabe o quão difícil é para uma cega ser contratada.

Tratado com leveza

Essa trama trágica poderia resultar num filme pesado. E especialmente violento, já que lida com lutas de kickboxing e com a impiedosa Yakuza. No entanto, o diretor Takahiro Miki, um especialista em filmes para jovens, prefere um tom leve. Obviamente, não há como evitar a agressividade dos combates nos ringues, ainda mais daqueles realizados na clandestinidade. Nem tampouco a crueldade dos mafiosos. Porém, o diretor Miki filma tudo isso sem enfatizar a brutalidade, o que até surpreende em comparação com a maioria das produções contemporâneas.

Da mesma forma, o filme é até pudico em relação ao sexo. Demora bastante para o casal central se beijar, e mais ainda para irem para a cama. Ademais, o sexo soa até insosso, com menos pimenta do que em novelas das seis. Acontece que, se fosse diferente, soaria esquizofrênico, pois a personagem Akari é construída com uma singeleza tão grande que não combinaria com uma tórrida cena de sexo.

Seus Olhos Dizem é uma refilmagem do longa sul-coreano Só Você (O-jik geu-dae-man / Always), de 2011. E, na sua trilha sonora, destaca-se a canção título tocada pelo grupo de K-Pop BTS. Quer saber mais sobre o filme? Então, clique aqui.

É uma história bem amarrada, com uma inteligente inversão de papéis na parte final. Acima de tudo, trata do perdão a si mesmo, único empecilho de fato que pode atrapalhar o amor de Akari e Rui, uma vez resolvido o entrave com a máfia. Um tema profundo, tratado sem apelação em Seus Olhos Dizem.

___________________________________________

Ficha técnica:

Seus Olhos Dizem | Kimi no me ga toikaketeiru / Your Eyes Tell | 2020 | Japão | 123 min | Direção: Takahiro Miki | Roteiro: Yuichi Toyone | Elenco: Yuriko Yoshitaka, Ryusei Yokohama, Kyosuke Yabe, Jun Fubuki, Hannya, Alexander W. Hunter, Keita Machida, Kanna Moriya, Tora Nomaguchi, Yoshinori Okada, Eita Okuno, Akane Sakanoue, Ryosei Tayama.

Distribuição: Sato.

Trailer:
Onde assistir:
Seus Olhos Dizem (filme)
Seus Olhos Dizem (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo